Vozes do verbo

As vozes do verbo são caracterizadas pela relação entre o sujeito e a ação expressa pelo verbo. São denominadas de ativa, passiva, reflexiva e reflexiva recípro

Vozes do verbo se caracterizam pela relação entre o sujeito e a ação expressa pelo verbo Vozes do verbo se caracterizam pela relação entre o sujeito e a ação expressa pelo verbo

A princípio, o termo “vozes do verbo” pode parecer para você um pouco estranho, mas à medida que você for conhecendo melhor o assunto do qual iremos tratar, tudo ficará muito claro e, consequentemente, você perceberá que se trata de um assunto simples e fácil de compreender.

Primeiramente, para facilitarmos nossa compreensão, vamos relembrar um pouco mais sobre o sujeito, analisando a oração a seguir:

Paulo leu o livro.

Temos que o “Paulo” expressa o sujeito da oração, e que “leu o livro”, indica o predicado.
Até aí nenhuma dúvida, certo?

Agora vamos descobrir quem pratica a ação, ou seja, a de ler o livro: Concorda que foi Paulo?
Sim, ele mesmo.

Voltemos agora ao conceito do que realmente significa vozes do verbo:

Sendo assim, temos quatro delas:

São quatro as vozes verbais: ativa, passiva, reflexiva e reflexiva recíproca

Voz ativa

É aquela que ocorre quando o sujeito é quem pratica a ação.

Nesse caso, no exemplo que acabamos de conhecer, constatamos que se trata da voz ativa, pois foi Paulo, o sujeito, quem praticou a ação (a de ler o livro). Saiba que por esse motivo ele é também chamado de agente.

Voz passiva

Ela se caracteriza quando o sujeito recebe a ação expressa pelo verbo, tornando-se, assim, um sujeito paciente. Vamos aproveitar a mesma oração, só que agora expressa na voz passiva, observe:

O livro foi lido por Paulo.

Notamos que o sujeito, agora expresso por “o livro”, recebe a ação de ter sido lido por alguém, que no caso é Paulo.

Voz reflexiva

É quando o sujeito pratica e recebe a ação expressa pelo verbo ao mesmo tempo. Parece complicado? Nada disso, perceba o exemplo:

O garoto feriu-se com o objeto pontiagudo.

Ao analisarmos bem, percebemos que o garoto praticou a ação – a de ferir usando o objeto pontiagudo. Qual a consequência disso?

A de se ferir como esse mesmo objeto, ou seja, ele também recebe a ação – ferir a si próprio. Entendeu agora por que é assim chamado?

Voz reflexiva recíproca

Ocorre quando a ação expressa pelo verbo se refere aos dois elementos do sujeito, ocorrendo de forma recíproca, alternada. Para esclarecer melhor, analisaremos juntos o exemplo:

Os dois amigos cumprimentaram-se.

Deduzimos que tanto um amigo, quanto o outro, cumprimentaram-se reciprocamente.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Agente da passiva

Classificação dos verbos

Estruturas dos verbos

Transformando a voz ativa em passiva

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.