Vogais o e u

As vogais o e u apresentam semelhanças quando pronunciadas, mas são usadas de forma específica na linguagem escrita.

Na linguagem falada nem percebemos as diferenças, mas na escrita devemos usá-las corretamente Na linguagem falada nem percebemos as diferenças, mas na escrita devemos usá-las corretamente

Vamos analisar juntos duas palavrinhas? São elas:

MÁGOA E TÁBUA

Será que existe alguma semelhança entre elas?

Novamente realizaremos mais uma experiência: vamos pronunciá-las?

Ah! e o que ocorreu?

Como percebemos, as segundas sílabas dessas palavras, quando pronunciadas (é claro que aqui estamos nos referindo à linguagem oral), revelam o mesmo som, ou seja, ambas parecem ser escritas com “u”. E você sabia que é exatamente por esta razão que às vezes temos algumas dúvidas no momento de escrever corretamente as tantas palavras que existem na Língua Portuguesa? Lembra-se do “x” e do “ch”, do “s” e do “z”?

Mas, na verdade, mesmo que existam, sim, algumas semelhanças entre as palavras, o que devemos saber é que há regras específicas para cada grupo delas, como também acontece com aquelas que se constituem das duas vogais que já citamos, isto é, há circunstâncias em que devemos empregar somente a letra “o”; e outras, somente a letra “u”.

Está achando um pouco complicado? Não se preocupe, tão logo iremos descobrir onde elas se encontram situadas. Vamos lá, então?

Escrevemos com “o”:

amêndoa
amontoar
engolir
goela
mágoa
moela
mochila
moleque
nódoa
polenta
mosquito
toalete
tossir
tostão, zoar, entre outras.

Escrevemos com “u”:

bônus
bueiro
camundongo
cutia
embutir
entupir
jabuti
jabuticaba
mandíbula
tábua
tabuada
tabuleiro
urtiga, etc.

Vamos agora recordar um assunto do qual já temos conhecimento... você se lembra das palavras parônimas? São aquelas parecidas na escrita e na pronúncia, mas que são diferentes no que se refere ao significado que representam. Pois bem, há algumas delas, que também são escritas com essas mesmas vogais, que representam esse caso. Por isso, veremos agora alguns exemplos:

comprimento (extensão)

O comprimento do vestido é longo.

cumprimento (saudação)

Todo aniversariante gosta de ser ?cumprimentado?

O aniversariante recebeu vários cumprimentos.

soar (emitir som)

A campainha do colégio já soou, é hora do recreio.

suar (transpirar)

Suamos muito quando jogamos bola.

sortir (abastecer)

A geladeira está sortida de guloseimas deliciosas.

surtir (resultar)

A conversa com a professora surtiu no bom resultado que obtive na prova.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Aprendendo a escrever corretamente

As letras e os sons das palavras