Visão nos invertebrados

Clique aqui e descubra mais detalhes sobre a visão nos invertebrados!

Os olhos dos invertebrados possuem desde estruturas simples até estruturas mais complexas Os olhos dos invertebrados possuem desde estruturas simples até estruturas mais complexas

Todos os animais, sejam eles vertebrados ou invertebrados, possuem órgãos capazes de captar estímulos, levando-os até o seu sistema nervoso, onde são interpretados. Isso ocorre com todos os órgãos dos sentidos: audição, tato, paladar, olfato e visão.

Os protozoários são seres unicelulares (que possuem somente uma célula) que não têm olhos, mas apresentam manchas em seu citoplasma que são sensíveis à luz. Com essas manchas, o protozoário é capaz de identificar variações na luz do ambiente. Já as anêmonas-do-mar e as águas-vivas possuem cílios que conseguem captar a luminosidade.

As anêmonas-do-mar e as águas-vivas são invertebrados que conseguem captar a luminosidade

Dentre os moluscos, apenas alguns animais (como polvos, lulas, caramujos, caracóis e lesmas) possuem os olhos bem desenvolvidos e capazes de formar imagens. Os olhos desses animais se assemelham aos dos humanos.

Os artrópodes (como os insetos, caranguejos, aranhas e escorpiões) conseguem captar a luz através de ocelos, olhos simples e olhos compostos.

Os insetos e alguns crustáceos conseguem detectar a intensidade e a direção da luz através dos ocelos, mas não são capazes de formar imagens. Já as aranhas e os escorpiões são capazes de formar imagens através de estruturas chamadas de olhos simples.

Os olhos compostos estão presentes apenas em alguns artrópodes, como o gafanhoto e moscas. Nesses olhos há estruturas chamadas de omatídeos que conseguem captar cada parte da cena observada, formando uma imagem bem definida.

Os omatídeos são capazes de detectar movimentos com facilidade

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia