Escola Kids

Verminoses

  • Atualmente 4.4285714285714/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Verminoses Ilustração desses animais.

Verme é o nome dado a animais de corpo fino e alongado. Eles pertencem ao grupo dos platelmintos e nematelmintos.

Alguns platelmintos e nematelmintos provocam doenças: as chamadas verminoses. Eles se hospedam no corpo dos seres humanos e de outros animais, alimentando-se dos nutrientes encontrados ali. Por fazerem isso, são chamados de parasitas.

Essas doenças geralmente provocam palidez, dores na barriga e diarreias nas pessoas atingidas. Caso não sejam bem tratadas, podem provocar problemas mais graves, como anemia e desidratação.


Por isso, uma pessoa que sente esses sintomas por mais de uma semana deve visitar o médico. Tomar remédio por conta própria não adianta, já que não existe um único para todos os parasitas. Assim, o médico é quem vai descobrir o verme exato que está provocando o problema.

As principais doenças causadas pelos vermes são:


Teníase ou solitária – é causada pela tênias que parasita porcos e as que parasitam bois. Ao se alimentar da carne mal cozida desses seres vivos contaminados, o ser humano pode ser infectado. Nesse caso, a solitária se prende no intestino humano, e pode chegar a atingir 9 metros de comprimento.



Cisticercose
– provocada quando o ser humano ingere os ovos das tênias junto com a água ou alimentos contaminados. Elas podem provocar desmaios e convulsões.

Esquistossomose ou barriga-d’água
– causada pelo verme esquistossomo (Schistosoma mansoni). Ele entra no corpo através da pele, quando a pessoa entra em contato com a água contaminada. Assim, provoca febre, coceira na pele e diarreia. Depois de um tempo, ele passa a viver nos vasos sanguíneos do fígado, podendo fazer com que a pessoa fique com a barriga enorme e sinta muito desconforto.



Ascaridíase
– transmitida pelo Ascaris lumbricoides, vulgarmente conhecido como lombriga. A contaminação acontece quando a água, alimentos ou a mão estão contaminados pelos ovos desse animal, e a pessoa os leva à boca. Esses parasitas ficam nos pulmões, traqueia e intestino.



Bicho-geográfico ou larva migrans cutânea – o ancilostoma (Ancylostoma braziliensis) é o parasita responsável. Ele pode viver no intestino de cães e gatos, sendo liberados junto com as fezes (cocô). Se uma pessoa pisa descalça nesses locais, os vermes entram pela pele e, como não conseguem sair dali, ficam andando de um lado para o outro, formando rastros, como mostra a figura abaixo.



Assim, é importante:


- lavar os vegetais antes de serem comidos;
- beber somente água filtrada, fervida ou de garrafinha;
- não comer carne crua;
- sempre lavar as mãos, principalmente antes das refeições e depois de ir ao banheiro;
- evitar levar a mão à boca;
- não nadar em qualquer lugar;
- sempre andar calçado.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Avaliação

8.9

Participação: 12 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação