Verbos de ação

Verbos de ação são aqueles que possuem significação própria e indicam ação, acontecimento, desejo, atividade mental.

Os verbos de ação indicam essa própria ação referente ao sujeito Os verbos de ação indicam essa própria ação referente ao sujeito

Verbos de ação, como o próprio nome já nos diz, indicam:

Ação

Jogar bola indica uma ação

Acontecimento

Cair indica um fato acontecido

Desejo

Pedir silêncio indica um desejo

Atividade mental

Pensar indica uma atividade me

Pensar indica uma atividade mental

Diferentemente dos verbos de ligação , dos quais já temos conhecimento, os verbos de ação possuem significação própria e revelam algo realizado pelo sujeito, tais como essas atitudes que acabamos de perceber (ação, acontecimento, desejo, atividade mental, entre outras).

Quer saber onde podemos encontrá-los?

Conforme também já estudamos, existem três tipos de predicado, para recordá-los acesse o texto “Conhecendo um pouco mais as características do predicado”. Os verbos de ação estão presentes no predicado verbal e no predicado verbo-nominal.

Pois bem, acabamos de conhecer mais um dos muitos aspectos relacionados às classes gramaticais, dessa vez fazendo referência aos verbos.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Classes gramaticais

Verbo de ação ou de ligação?

Verbos

Verbos de ligação