Uso do Til

Clique aqui e aprenda quando e onde é necessário o uso do til!

Quando escrevemos usamos vários sinais diferentes, que modificam os sons das palavras. Um desses sinais é o “til”, que parece a letra s deitada (~).

O “til” é um sinal e não um acento.

Na língua portuguesa o “til” aparece em cima das vogais “a” e do “o”. Em outras línguas, pode aparecer em outras letras.

Não é correto fazer um til grande, que fique em cima de outras letras.

A vogal com o “til” se junta a outras letras nos seguintes casos: ã – ãs – ãe – ães - ão – ãos – ões – õe– õem.

O uso do “til” faz com que, ao lermos as palavras com esse sinal, elas tenham o som nasal, que sai pelo nariz e pela boca.
Repita as palavras e teste: anã, camarão, mãos, põe, balões, compõem.

Em alguns casos, quando indicamos que temos mais de duas coisas ou pessoas, usamos as palavras no plural, indicando uma quantidade maior. Leia o quadro e observe as diferenças:

Olhando as figuras, passe-as para o plural

peão – mamão – mão – mãe – balão - coração

Por Jussara de Barros