Escola Kids

Tipos de Escola

  • Atualmente 4.25/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tipos de Escola Toda criança tem direito a educação

A escola é o lugar onde se pode aprender, ensinar e trocar informações e experiências de vida.

O ambiente escolar é composto por salas de aula, parque recreativo, pátio, refeitório ou lanchonete, quadras esportivas, biblioteca, auditório, secretaria, sala dos professores, coordenação e diretoria.

Muitas escolas não possuem esses ambientes, pois seus recursos não são suficientes para mantê-los ou construí-los.

O fundamental em uma escola é que os profissionais que trabalham nela estejam dispostos, sejam dedicados, com salas de aula limpas e arejadas, para que os alunos tenham um ensino de qualidade.

As escolas costumam ser diferentes umas das outras, mas todas elas tem o objetivo de fazer com que seus alunos aprendam a ser pessoas melhores.


Escola da zona rural

Existem escolas localizadas nas cidades e escolas localizadas nas zonas rurais, em sítios ou fazendas, longe das cidades e o acesso é muito difícil. Para chegar até elas os alunos utilizam ônibus escolares, que são enviados pela prefeitura.

As escolas das cidades podem ser públicas ou particulares. As públicas são mantidas pelo governo municipal, estadual ou federal, onde estes enviam verbas para suas despesas. Normalmente essas escolas não recebem manutenção adequada, com pinturas velhas e móveis danificados. 


Escola Pública e Escola Particular – diferença nas estruturas

As escolas particulares são mantidas pelas mensalidades pagas pelos alunos. Com esse dinheiro a escola quita os salários de todos os profissionais, mantém suas dependências em bom estado, faz pagamentos das tarifas públicas (água, luz, telefone e impostos) além dos investimentos necessários, como brinquedos, livros novos, aquisição de carteiras e mesas mais modernas, dentre outras melhorias.

Existem ainda as escolas cooperativas, que são administradas por um grupo de pais, tendo todas as despesas divididas entre os pais de todos os alunos. Outro tipo de escola são as comunitárias, mantidas por associações de caridade, associações dos bairros, que podem ou não receber ajuda do governo.

É obrigação do governo construir novas escolas e oferecer ensino gratuito à toda população, mas na realidade não é isso que acontece. Muitas crianças e jovens ficam fora da escola, pois não encontram vagas nas escolas públicas e seus pais não possuem recursos financeiros para pagar uma escola particular.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Avaliação

8.5

Participação: 2 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação