Escola Kids

Tipologias textuais

  • Atualmente 3.3333333333333/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tipologias textuais As tipologias textuais se demarcam mediante aspectos de ordem linguística

Muito se fala em gêneros, sobretudo em boa parte dos encontros que tivemos, você mesmo(a) teve a oportunidade de conhecer uma grande maioria deles, não é verdade? Pois bem, a partir de agora, você irá conhecer passo a passo acerca do porquê de um determinado texto pertencer a este ou àquele gênero, tendo em vista as tipologias textuais a que pertence cada situação comunicativa.

Nesse momento, você deve estar se perguntando acerca do porquê de estudarmos isso, uma vez que já possui conhecimentos básicos para distinguir uma modalidade da outra. Sim, mas você não pode se esquecer de que conhecendo as chamadas tipologias textuais, você irá adquirir ainda mais habilidades para produzir quaisquer que sejam os gêneros solicitados, pois elas representam a base de sustentação para todos eles, certo?

Dessa forma, vamos ter uma ideia acerca do que seja esse nosso assunto tão importante, visto que as tipologias textuais podem ser consideradas como finitas, enquanto que os gêneros, por caracterizarem as diversas situações sociocomunicativas que norteiam nosso cotidiano, apresentam-se como incontáveis, dada a razão de se revelarem como muitos. Vamos a elas (tipologias textuais), portanto:

Antes de conhecê-las, torna-se essencial compreendermos que a classificação se dá mediante a forma pela qual se apresentam constituídas, segundo as características de ordem linguística, ou seja, nesse aspecto, predominam aspectos lexicais, sintáticos, uso dos tempos verbais, relações lógicas, entre outros.

As tipologias textuais se caracterizam pelos aspectos de ordem linguística
As tipologias textuais se caracterizam pelos aspectos de ordem linguística

# Textos narrativos – constituem-se de verbos de ação demarcados no tempo do universo narrado, como também de advérbios, como é o caso de antes, agora, depois, entre outros:

Ela entrava em seu carro quando ele apareceu. Depois de muita conversa, resolveram...

# Textos descritivos – como o próprio nome indica, descrevem características tanto físicas quanto psicológicas acerca de um determinado indivíduo ou objeto. Os tempos verbais aparecem demarcados no presente ou no pretérito imperfeito:

“Tinha os cabelos mais negros como a asa da graúna...”

# Textos expositivos – Têm por finalidade explicar um assunto ou uma determinada situação que se almeje desenvolvê-la, enfatizando acerca das razões de ela acontecer, como em:

O cadastramento irá se prorrogar até o dia 02 de dezembro, portanto, não se esqueça de fazê-lo, sob pena de perder o benefício.

# Textos injuntivos – Trata-se de uma modalidade na qual as ações são prescritas de forma sequencial, utilizando-se de verbos expressos no imperativo, infinitivo ou futuro do presente.

Misture todos os ingrediente e bata no liquidificador até criar uma massa homogênea.

# Textos argumentativos
– Demarcam-se pelo predomínio de operadores argumentativos, revelados por uma carga ideológica constituída de argumentos e contra-argumentos que justificam a posição assumida acerca de um determinado assunto.

A mulher do mundo contemporâneo luta cada vez mais para conquistar seu espaço no mercado de trabalho, o que significa que os gêneros estão em complementação, não em disputa.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Avaliação

6.7

Participação: 1 Comentário

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação