Escola Kids

Terminações –isar e –izar

  • Atualmente 4/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Terminações –isar e –izar As terminações -isar- e -izar estão relacionadas a regras específicas

Como sabemos, existem os substantivos primitivos, que são aqueles que não se originam de nenhuma palavra existente na Língua Portuguesa; e os derivados, que como o próprio nome já nos revela, derivam, originam-se de outras palavras que já existem. Dessa forma, vamos analisar alguns exemplos?

A palavra “pesquisa” representa um substantivo. A partir dela podemos formar outras palavras, como por exemplo, a palavra “pesquisar”. Mas será que ela também recebe a mesma classificação?
Pesquisar representa uma ação e, como sabemos, uma das características dos verbos é justamente representar esses aspectos. Sendo assim, estamos diante de um verbo, cuja terminação é expressa por “–ar”, pertencente à 1ª conjugação.

Será que você percebeu algo mais? Quer uma pista?

Como se apresentou grafado esse mesmo verbo, que se originou de uma outra palavra? Com s ou z?

Percebemos que permaneceu com “s”.

A justificativa para este fato é que a palavra primitiva contém “s”, razão pela qual as palavras que dela derivarem também serão escritas da mesma forma. Vamos, então, conhecer outros exemplos:

Quando a palavra primitiva é escrita com s, as derivadas também se apresentam da mesma forma

Ao analisarmos a palavra “símbolo”, percebemos dois elementos bastante importantes:

O primeiro é que podemos também formar novas palavras a partir dela, como por exemplo o verbo “simbolizar”. Outro aspecto é que nessa palavra não possui nem a letra “s” e nem a letra “z”. Por essa razão iremos descobrir algo sensacional:

 Quando na palavra primitiva não houver a letra “s”, as palavras que dela derivarem serão escritas sempre com “z”. Vamos constatar que isso é uma verdade?

 Quando na palavra primitiva não houver a letra s, as derivadas serão escritas com z.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Avaliação

8.0

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação