Subtração de números decimais

Utilizando a matemática para nos auxiliar no dia a dia: encontre o valor do troco através da subtração de números decimais

O troco está certo? O troco está certo?

Algo pelo qual sempre passamos em nossa vida é a verificação do troco, aquelas moedinhas que a moça da cantina nos passa, depois de comprarmos nosso lanche. As moedas podem ser vistas como o dinheiro “decimal”, afinal elas valem menos que notas como as de R$ 1,00.

Exemplo disso é a forma pela qual representamos a moeda de cinquenta centavos (R$ 0,50), podemos ver que 0,50 é um número decimal.

Portanto, para encontrarmos qual deve ser o troco que receberemos, teremos que realizar continhas de subtração de números decimais.

Pense a respeito da seguinte situação:

Pedro
possui R$4,00 para comprar seu lanche na cantina de sua escola. Ele decidiu comprar um sanduíche natural e um suco de laranja, que juntos totalizam R$3,25. Qual deverá ser o troco de Pedro?

Mas veja que os décimos também não têm nada para emprestar para os centésimos. No entanto, como eles são muito amigos, os décimos irão até as unidades ver o que eles podem conseguir.

Então pegaremos 1 unidade e emprestaremos para os décimos, mas lembre-se ...

Então o troco de Pedro será de R$0,75.

Calcule hoje qual será o seu troco na cantina da escola e veja o quanto é interessante, afinal, e se lhe entregarem o troco errado? Você tem que saber calculá-lo!

Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por Gabriel Alessandro de Oliveira

Adição de números decimais