Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Sociedade das abelhas

Clique aqui e descubra mais sobre a vida em sociedade das abelhas.

As abelhas vivem em uma sociedade organizada, onde cada uma tem uma função definida As abelhas vivem em uma sociedade organizada, onde cada uma tem uma função definida

As abelhas são insetos polinizadores que produzem mel, um alimento muito importante para a humanidade. Esses animais invertebrados vivem em sociedades bem organizadas que podem abrigar de 50 a 100 mil indivíduos, e onde podemos encontrar as abelhas operárias, o zangão e a rainha.

Na imagem podemos observar a diferença de tamanho entre a rainha, o zangão e a operária

 

As abelhas operárias são fêmeas estéreis, ou seja, não têm a capacidade de se reproduzir. Elas são as únicas abelhas da sociedade que possuem aparelho bucal e patas especializadas na colheita de pólen e, por esse motivo, são as únicas que trabalham, colhendo pólen e néctar das flores, alimentando as larvas, produzindo favos de cera e de mel, limpando e guardando a colmeia etc. As abelhas operárias jovens possuem glândulas que produzem a geleia real, alimento que será oferecido a todas as larvas assim que saírem dos ovos.

 


Figura 1: ovos e larvas de abelhas.  Figura 2: larvas de zangões

 

É interessante lembrar que a geleia real é oferecida a todas as larvas que saem dos ovos, inclusive os zangões. Depois de alguns dias de vida, as larvas que irão se tornar operárias e zangões passam a ser alimentadas com mel e pólen, enquanto as larvas que irão se tornar em rainhas continuam sendo alimentadas com geleia real.

Os zangões são os únicos machos da colmeia, e eles têm a função de fecundar a rainha. Os zangões não possuem ferrão e nem estruturas que lhes permitem trabalhar. Após a fecundação da rainha os zangões morrem.

 


A seta está indicando uma abelha rainha. Note que ela é maior do que as abelhas operárias

 

As abelhas rainhas são fêmeas férteis, e a sua função é ser fecundada pelos zangões dando origem a todos os indivíduos da colmeia. As abelhas rainhas podem viver até dez anos, e têm a capacidade de colocar até mil ovos em apenas um dia.

As abelhas são insetos que produzem uma substância química chamada de feromônio. O feromônio funciona como um tipo de comunicação, não só entre as abelhas, mas também entre outros insetos, como as formigas, os cupins etc. Através do feromônio as abelhas são capazes de emitir sinais de alarme, localizar um alimento, reconhecer os outros membros da sociedade, identificar estranhos entre outras funções.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

A importância dos animais para o ser humano

Ciências

Animais | Ensino Fundamental I

Ciências

Cigarra

Ciências

Colônias

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.