Escola Kids

Sociedade das abelhas

  • Atualmente 4.8333333333333/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sociedade das abelhas As abelhas vivem em uma sociedade organizada, onde cada uma tem uma função definida

As abelhas são insetos polinizadores que produzem mel, um alimento muito importante para a humanidade. Esses animais invertebrados vivem em sociedades bem organizadas que podem abrigar de 50 a 100 mil indivíduos, e onde podemos encontrar as abelhas operárias, o zangão e a rainha.

Na imagem podemos observar a diferença de tamanho entre a rainha, o zangão e a operária

Na imagem podemos observar a diferença de tamanho entre a rainha, o zangão e a operária

As abelhas operárias são fêmeas estéreis, ou seja, não têm a capacidade de se reproduzir. Elas são as únicas abelhas da sociedade que possuem aparelho bucal e patas especializadas na colheita de pólen e, por esse motivo, são as únicas que trabalham, colhendo pólen e néctar das flores, alimentando as larvas, produzindo favos de cera e de mel, limpando e guardando a colmeia etc. As abelhas operárias jovens possuem glândulas que produzem a geleia real, alimento que será oferecido a todas as larvas assim que saírem dos ovos.

Figura 1: ovos e larvas de abelhas.  Figura 2: larvas de zangões
Figura 1: ovos e larvas de abelhas.  Figura 2: larvas de zangões

É interessante lembrar que a geleia real é oferecida a todas as larvas que saem dos ovos, inclusive os zangões. Depois de alguns dias de vida, as larvas que irão se tornar operárias e zangões passam a ser alimentadas com mel e pólen, enquanto as larvas que irão se tornar em rainhas continuam sendo alimentadas com geleia real.

Os zangões são os únicos machos da colmeia, e eles têm a função de fecundar a rainha. Os zangões não possuem ferrão e nem estruturas que lhes permitem trabalhar. Após a fecundação da rainha os zangões morrem.

A seta está indicando uma abelha rainha. Note que ela é maior do que as abelhas operárias
A seta está indicando uma abelha rainha. Note que ela é maior do que as abelhas operárias

As abelhas rainhas são fêmeas férteis, e a sua função é ser fecundada pelos zangões dando origem a todos os indivíduos da colmeia. As abelhas rainhas podem viver até dez anos, e têm a capacidade de colocar até mil ovos em apenas um dia.

As abelhas são insetos que produzem uma substância química chamada de feromônio. O feromônio funciona como um tipo de comunicação, não só entre as abelhas, mas também entre outros insetos, como as formigas, os cupins etc. Através do feromônio as abelhas são capazes de emitir sinais de alarme, localizar um alimento, reconhecer os outros membros da sociedade, identificar estranhos entre outras funções.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Avaliação

9.7

Participação: 3 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação