Sistema Terrestre

Entenda como funciona o sistema terrestre e as suas “esferas”: a atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a biosfera.

A terra é composta por um conjunto complexo de elementos naturais e transformados A terra é composta por um conjunto complexo de elementos naturais e transformados

O nosso planeta reúne todos os elementos necessários para a composição da vida e, ao menos por enquanto, ele é o único corpo celeste presente no universo a apresentar essas características. Dessa forma, o sistema terrestre equivale justamente a essa combinação dos elementos naturais do nosso planeta, bem como à maneira com que eles interagem entre si.

Existem quatros “esferas” que compõem o nosso planeta. Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.

Atmosfera: é a camada de ar que envolve o nosso planeta. Ela é composta por gases – com destaque para o oxigênio, o nitrogênio e outros – e também é a camada responsável pela proteção do planeta, bem como pelas transformações climáticas.

Litosfera: também chamada de crosta terrestre, a litosfera é a camada superficial sólida do nosso planeta, sendo composta pelas rochas, pelo solo e pelas formas de relevo. É nela que habitamos, construímos nossas sociedades, cultivamos nossos alimentos e realizamos nossas práticas econômicas.

Hidrosfera: é a camada de água da Terra, sendo composta pelos rios, lagos, oceanos e mares, além da umidade presente e que também influencia o clima. A existência de água no nosso planeta é de vital importância para a manutenção da vida.

Biosfera: é a camada da vida, envolvendo todos os seres que habitam o nosso planeta, o que inclui obviamente os seres humanos. A biosfera só pode existir a partir da combinação das demais esferas acima mencionadas. Observe a figura a seguir:

A integração da biosfera com os demais elementos do sistema terrestre

O mais importante, ao estudarmos a composição do sistema terrestre, é termos em mente que eles não são “estáticos”. Pelo contrário, são elementos bastante dinâmicos, de modo que um interfere sobre o outro. Exemplo: a água das chuvas altera o relevo, que altera a composição da superfície e, a depender de suas formas, influencia até o clima, e assim sucessivamente.

Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por Rodolfo F. Alves Pena