Relevo Brasileiro

Clique aqui e conheça as principais características do relevo brasileiro!

Classificação do relevo brasileiro Classificação do relevo brasileiro

O relevo é a forma da superfície terrestre, que apresenta variação de nível de um local para outro. Os elementos que modelam o relevo são oriundos de forças internas (terremotos e vulcanismo) e externas (ventos, chuvas, geleiras, etc.).

O território brasileiro apresenta diferentes formas de relevo. Existem várias classificações do relevo nacional, no entanto, a mais aceita divide o relevo do Brasil em planalto, planície e depressão.

Planalto: são terrenos elevados, com altitudes acima de 300 metros. Esse tipo de relevo pode ser encontrado em diferentes partes do país, sendo caracterizado pela formação de chapadas e de extensas superfícies planas.

Um exemplo dessa forma de relevo é o Planalto Central no Brasil, que inclui os estados do Centro-Oeste, além de Minas Gerais e Tocantins.

O ponto mais elevado do Brasil é o Pico da Neblina, com 2.993,78 metros acima do nível do mar.

Pico da Neblina, o ponto mais elevado do Brasil

Planície: é uma forma de relevo recente, sendo caracterizado por superfícies extremamente planas, com altitudes entre 0 e 100 metros. Essas áreas, em razão da baixa altitude, estão sujeitas a inundações.

O Pantanal é a maior planície inundável do mundo

Essas formações são encontradas nas regiões litorâneas ou próximas de rios e lagos, como, por exemplo, nas margens do Rio Amazonas. O Pantanal, localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Bolívia e Paraguai, é a maior planície inundável do planeta.

Depressão: caracteriza-se por terrenos relativamente inclinados cuja altitude varia de 100 a 500 metros. A erosão é o principal fenômeno responsável pela formação desse tipo de relevo.

Um exemplo de depressão no Brasil é a borda leste da bacia hidrográfica do Paraná.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Por Amanda Gonçalves Ribeiro