Região Nordeste

Região que abriga o maior número de estados do Brasil.

Nordeste brasileiro Nordeste brasileiro

O Nordeste brasileiro ocupa uma área de 1.554.257,0 quilômetros quadrados, sendo a terceira maior Região do país. Essa foi a primeira porção do território nacional a ser ocupada e explorada pelos colonizadores.

A população total do Nordeste é de 53.078.137 habitantes, conforme dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os estados que compõem essa Região são:

Alagoas – Maceió
Bahia – Salvador
Ceará – Fortaleza
Maranhão – São Luís
Paraíba – João Pessoa
Pernambuco – Recife
Piauí – Teresina
Rio Grande do Norte – Natal
Sergipe – Aracaju

Todos os estados do Nordeste são banhados pelo Oceano Atlântico. Essa característica, aliada ao clima quente, faz da Região um dos principais destinos turísticos do país. A única capital nordestina que não está localizada no litoral é Teresina – Piauí.

Natal, capital do Rio Grande do Norte

O clima nordestino varia de acordo com o local, podendo ser semiárido, tropical úmido ou equatorial. A vegetação também é heterogênea, composta por áreas de caatinga, manguezais, mata Atlântica, cerrado, floresta Amazônica e mata de cocais.

As diferentes características físicas (clima, vegetação, quantidade de chuva, etc.) encontradas no Nordeste resultaram na subdivisão dessa área. Com isso, a Região foi dividida em Meio-Norte, Zona da Mata, Agreste e Sertão.

As sub-regiões do Nordeste

Além dos elementos naturais, essas sub-regiões também apresentam diferenças nos aspectos populacionais, econômicos, sociais e culturais. A Zona da Mata, por exemplo, é a sub-região mais povoada, apresentando a maior densidade demográfica (população relativa).

O turismo, impulsionado pelas belezas naturais e pelo valor histórico-cultural de várias cidades nordestinas, se destaca entre as atividades econômicas. A exploração de petróleo, o extrativismo vegetal, a agropecuária e o setor industrial (automobilístico, alimentício, informática, petroquímica, etc.) são importantes fontes de captação de receitas financeiras.

Um dos principais problemas do Nordeste é a desigualdade socioeconômica, motivada pela distribuição de renda desigual. Outros agravantes são as altas taxas de mortalidade infantil e o reduzido serviço de saneamento ambiental.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia