Escola Kids

Pulmão

  • Atualmente 3.4/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pulmão Pulmão de uma pessoa jovem.

Os animais vertebrados que vivem em ambiente terrestre possuem pulmão: órgão muito importante no que diz respeito à respiração.

Como, na verdade, essa estrutura é composta por duas partes (uma que fica mais à direita e outra que fica mais à esquerda), é mais correto usar o plural, “pulmões”, para se referir ao órgão inteiro; e o singular, pulmão, para falar de uma das suas duas partes.


O pulmão esquerdo e o pulmão direito formam os pulmões.
O pulmão esquerdo e o pulmão direito formam os pulmões.


Os pulmões estão localizados sob as costelas, sendo protegidos pela caixa torácica (conjunto de costelas). Entre os dois está o coração, localizado um pouco mais próximo do pulmão esquerdo.

O pulmão apresenta aspecto esponjoso, e é revestido, por fora e por dentro, de uma membrana chamada pleura.

No caso dos pulmões humanos, o pulmão direito é um pouco maior que o esquerdo. Este (o esquerdo) é dividido em duas partes menores; e aquele, o direito, em três. Cada uma dessas partes é chamada de lobo. Duas ou mais delas são chamadas de lóbulos.

Os pulmões humanos, assim como os dos mamíferos em geral, possuem alvéolos, que são suas dobras, ou ramificações. É nos alvéolos que o sangue rico em gás carbônico, vindo de outras partes do corpo, se oxigena, em um fenômeno que se chama hematose. Depois, já rico em oxigênio, esse sangue levará oxigênio para diversas células do corpo, pela circulação sanguínea.

Ao respirarmos, os músculos do tronco, assim como os do tórax, ajudam na entrada do ar em nosso corpo (inspiração), e também em sua saída (expiração). O diafragma, que é um músculo que fica entre o tórax e o abdome, dentro do corpo dos mamíferos; também ajuda nessa missão.


As costelas e o diafragma auxiliam na oxigenação dos pulmões.
As costelas e o diafragma auxiliam na oxigenação dos pulmões.
 

E os pulmões dos outros animais?

- Os chamados peixes pulmonados, na verdade, não possuem pulmões de verdade. Há neles uma bolsa rica em vasos sanguíneos que funciona como um pulmão primitivo, somente.


- Os anfíbios possuem pulmões com poucas dobras: os pulmões saculiformes. A respiração pulmonar desses animais não funciona muito bem, por causa da pequena quantidade de dobras, e também porque os anfíbios não usam os músculos do tórax e do abdome para fazer a inspiração. Ainda bem que eles também respiram pela pele!

 

Pulmão de anfíbio.
Pulmão de anfíbio.


- Os pulmões dos répteis têm um bom número de dobras, e são chamados de pulmões parenquimatosos. Tais animais utilizam os músculos do tórax e abdome para ajudar na respiração.


- As aves têm pulmões com diversas ramificações. Além disso, possuem os sacos aéreos, que funcionam como reservatório de ar e auxiliam na inspiração e expiração.


Pulmão e sacos aéreos das aves.
Pulmão e sacos aéreos das aves.


Curiosidade:

Quanto mais novos somos, mais rosado é o nosso pulmão. Entretanto, no caso das pessoas que fumam, os pulmões costumam ser bem escuros, já que muitas impurezas se acumulam nele.


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Avaliação

6.8

Participação: 2 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação