Pseudofrutos

Clique e saiba o que são pseudofrutos e por que eles são assim chamados.

Na natureza podemos encontrar vários frutos falsos, ou seja, que não se originaram do ovário da flor Na natureza podemos encontrar vários frutos falsos, ou seja, que não se originaram do ovário da flor

Levando-se em consideração alguns conceitos científicos, chegamos à conclusão que muitos vegetais que chamamos de frutas não são frutas, e outros que nem imaginamos que sejam frutas, o são. Mas, afinal, por qual razão isso ocorre?

O fruto que chamamos de verdadeiro origina-se do ovário da flor, mas nem todas as espécies de vegetais desenvolvem seus frutos a partir dessa estrutura. Em algumas plantas, além do ovário, outras partes da flor podem se tornar frutos. A esses frutos que se originaram de outras estruturas das plantas que não o ovário da flor, damos o nome de pseudofruto, que significa fruto falso (pseudo = falso).

Um pseudofruto muito apreciado é o caju. A parte suculenta que comemos do caju se originou do pedicelo da flor e a parte que se originou do ovário é a castanha-do-caju. Se levarmos em consideração a regra científica, o verdadeiro fruto do caju é a castanha.

O caju é um pseudofruto que se originou do pedicelo da flor

Outros dois pseudofrutos, também muito conhecidos e apreciados, são a maçã e a pera. Na realidade, a parte que se originou do ovário da flor é aquela onde encontramos as sementes, sendo a parte comestível originada do receptáculo floral.

A maçã e a pera são pseudofrutos que se desenvolveram a partir do receptáculo floral

O morango também é considerado um pseudofruto, mas a sua flor é um pouco diferente das flores que a gente viu antes, pois elas apresentam vários ovários. Dessa forma, o morango é chamado de fruto agregado, pois ele se origina de uma única flor com vários ovários. Na flor do morango, cada ovário origina um pequenino fruto, que são aqueles pontinhos escuros que podemos ver na superfície do morango. A parte suculenta e comestível é originada do receptáculo da flor, assim como na maçã e na pera.

Os pontinhos pretos que vemos no morango são os frutos verdadeiros

Abacaxi, marmelo, framboesa, figo e amora também são considerados pseudofrutos.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia