Potenciação

A potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação de um número por ele mesmo várias vezes.

Quadro com números coloridos e a palavra "Potenciação". Potenciação é uma operação matemática.

A potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação sucessiva de um número por ele mesmo. Ao multiplicar o 3 por ele mesmo 4 vezes, isso pode ser representado pela potência 3 elevada a 4: 34.

Essa operação possui propriedades importantes que facilitam o cálculo das potências. Assim como a multiplicação possui a divisão como operação inversa, a potenciação possui a radiciação como operação inversa.

Cada elemento da potenciação recebe um nome específico:

an = b

a → base

n→ expoente

b→ potência

Leia também: Potenciação e radiciação de frações

Como ler uma potência?

Saber ler uma potência é uma tarefa importante. A leitura é sempre feita começando pelo número que está na base elevado ao número que está no expoente, como nos exemplos a seguir:

Exemplos:

a) 4³ → Quatro elevado a três, ou quatro elevado à terceira potência, ou quatro elevado ao cubo.

b) 34 → Três elevado a quatro, ou três elevado à quarta potência.

c) (-2)¹ → Menos dois elevado a um, ou menos dois elevado à primeira potência.

d) 8² → Oito elevado a dois, ou oito elevado à segunda potência, ou oito elevado ao quadrado.

As potências de expoente 2 podem ser chamadas também de potências elevadas ao quadrado, e as potências de grau 3 podem ser chamadas de potências elevadas ao cubo, como nos exemplos anteriores.

Cálculo de potências

Para encontrar o valor de uma potência, precisamos realizar as multiplicações como nos exemplos a seguir:

a) 3²= 3 · 3 = 9

b) 5³= 5·5·5 = 125

c) 106 = 10 · 10 · 10 · 10 · 10 · 10 = 1 000 000

Tipos de potência

Existem alguns tipos específicos de potência.

1º caso – Quando a base for diferente de zero, podemos afirmar que todo número elevado a zero é igual a 1.

a) 100=1

b) 12930=1

c) (-32)0=1

d) 80=1

2º caso - Todo número elevado a 1 é ele mesmo.

a) 9¹ = 9

b) 12¹ = 12

c) (-213)¹= - 213

d) 0¹ = 0

3º caso - 1 elevado a qualquer potência é igual a 1.

a) 1²¹ = 1

b) 1³ = 1

c) 1500=1

4º caso - Base de uma potenciação negativa

Quando a base é negativa, separamos em dois casos: quando o expoente for ímpar, a potência será negativa; quando o expoente for par, a resposta será positiva.

Exemplos:

a) (-2)³ = (-2) · (-2) · (-2) = - 8 → Note que o expoente 3 é ímpar, logo a potência é negativa.

b) (-2)4= (-2) · (-2) · (-2) · (-2) = 16 → Note que o expoente 4 é par, por isso a potência é positiva.