Escola Kids

Poríferos

  • Atualmente 4.75/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Poríferos Os poríferos são muito conhecidos como esponjas

O porífero, também chamado de esponja, pertence ao filo Porifera e é um animal que se caracteriza por possuir o corpo cheio de poros microscópicos. Os poríferos são animais aquáticos, encontrados em mares polares e tropicais.

Os poríferos são animais sésseis, ou seja, ficam presos a rochas, conchas, etc. e não apresentam nenhum tipo de movimentação. Suas cores variam entre cinza, vermelho, laranja e violeta, e suas formas são bem variadas, podendo medir desde poucos centímetros até dois metros de altura.

Estrutura de um porífero
Estrutura de um porífero

Os poríferos são animais que possuem uma estrutura corporal muito simples (composta de células encontradas somente nesses animais e outros órgãos, como o ósculo e o átrio). Dentre as células localizadas nesses animais podemos citar os porócitos, que são encontrados na parte externa do corpo do animal e que permitem que a água penetre no interior do corpo do porífero; e os coanócitos, que são encontrados no interior do corpo do porífero e possuem flagelos que movimentam a água no interior do corpo do animal, conseguindo, dessa forma, captar partículas de alimento e fazer trocas gasosas.

Como os poríferos conseguem filtrar as partículas de alimento presentes na água e se alimentar delas, nós os chamamos de animais filtradores.

No interior de todos os poríferos há uma cavidade que nós chamamos de átrio, local onde a água fica até ser filtrada pelos coanócitos. Depois de filtrada, essa água sai lentamente pelo ósculo.

Antigamente, os poríferos eram utilizados como esponjas de banho
Antigamente, os poríferos eram utilizados como esponjas de banho

Antigamente, os poríferos eram utilizados como esponjas de banho, mas, hoje em dia, as esponjas utilizadas no banho e para lavar louça são feitas com material plástico.

Algumas espécies de poríferos produzem substâncias tóxicas para afugentar seus predadores, e muitas dessas substâncias tóxicas estão sendo pesquisadas por estudiosos, uma vez que contêm propriedades importantes na fabricação de antibióticos e anti-inflamatórios.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Avaliação

9.5

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação