Escola Kids

Por que as baleias morrem encalhadas?

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que as baleias morrem encalhadas? As baleias devem ser socorridas rapidamente para evitar danos a seu corpo

Sabemos que as baleias são animais mamíferos e que respiram por pulmões. Para respirar, elas necessitam subir até a superfície para retirar ar da atmosfera. Então, por que elas morrem quando ficam presas na areia da praia?

Apesar de a sua respiração ocorrer através da captura de ar da atmosfera, quando esses animais ficam encalhados na praia, sua respiração é dificultada em razão da pressão que seu corpo exerce sobre os pulmões. As baleias são animais gigantescos adaptados à vida aquática e, por isso, não conseguem suportar seu peso na terra. O seu corpo é tão pesado que pressiona os órgãos internos, incluindo o pulmão, e a baleia acaba não conseguindo oxigenar seu corpo.

Além disso, outros fatores são determinantes para a morte de uma baleia encalhada. Como ela vive dentro do mar, não tem glândulas sudoríparas, não conseguindo, assim, lidar com as altas temperaturas. Você já deve ter saído com uma roupa preta em um dia ensolarado! Agora imagine isso juntamente a uma grande quantidade de gordura em seu corpo. A cor escura das baleias e a grande quantidade de gordura fazem com que esse animal sofra com o aumento excessivo da temperatura. O calor acaba fazendo com que a baleia desidrate.

Para que uma baleia sobreviva a um encalhe, é necessária uma rápida remoção. Entretanto, algumas vezes, os danos no corpo do animal são tão grandes que ele não sobreviverá mesmo que volte à água. Nesses casos, é melhor sacrificá-lo do que levá-lo de volta ao mar, aumentando assim a sua dor.

Diversos fatores podem fazer com que uma baleia encalhe, dentre eles, doenças e ferimentos
Diversos fatores podem fazer com que uma baleia encalhe, dentre eles, doenças e ferimentos

Muitas são as razões propostas pelos pesquisadores para o encalhe das baleias, alguns sugerem que esses animais normalmente estão com doenças que afetam seu sistema nervoso ou auditivo e, consequentemente, sua capacidade de se localizar. Outro fator que pode levar ao encalhamento são os ferimentos causados por outros animais, atropelamentos por barcos e navios, além de redes e outros materiais utilizados pelo homem na pesca.

Algumas vezes o encalhe acontece em massa, ou seja, diversos indivíduos encalham juntos na praia. Isso ocorre em razão do fato de que algumas espécies vivem em grupo e um líder é responsável por guiar o restante. Caso ocorra algo errado com o líder, todo o grupo será prejudicado. Sendo assim, se ele não consegue se localizar, poderá levar todas as outras à morte.

Alguns pesquisadores relacionam ainda os encalhamentos com atividades militares utilizando sonar, que acabam confundindo o animal. A poluição também é um fator que pode desencadear doenças graves e também o encalhe. Vale destacar que muitas vezes o animal já se encontra morto ao chegar à praia graças a doenças ou ferimentos.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Avaliação

-

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação