Polo Norte e Polo Sul

Conheça as características e as diferenças entre o Polo Norte e o Polo Sul!

Mapa de localização. À esquerda, está o Polo Norte; e à direita, o Polo Sul Mapa de localização. À esquerda, está o Polo Norte; e à direita, o Polo Sul

O Polo Norte e o Polo Sul são duas regiões geográficas localizadas, respectivamente, no extremo norte e no extremo sul da Terra, registrando as temperaturas mais frias do nosso planeta e caracterizando-se pela vastidão de gelo que os recobre. Apesar disso, essas duas regiões são muito diferentes. Vamos conhecer agora um pouco mais sobre cada um dos polos terrestres.

O Polo Norte, também conhecido como Ártico, não chega nem a ser considerado como um continente, uma vez que ele é composto apenas por gelo e calotas polares. Apesar disso, existe vida animal nessa região, com destaque para os ursos polares e alguns tipos de peixes que vivem abaixo das camadas de gelo, além de baleias, focas e leões-marinhos.

Já o Polo Sul, também conhecido como Antártida, é um continente, pois é uma porção de terras recobertas por grandes camadas de gelo. Ao contrário do polo norte, ele apresenta variações de altitude, o que o deixa mais frio nas regiões mais altas. Entre os animais que vivem na Antártida, destacam-se os pinguins e outras espécies que aparecem na região para fugir do calor ou para se reproduzirem, como as baleias e algumas espécies de aves.

Resolvendo a charada: em uma briga entre um Leão-Marinho e um Pinguim, quem ganharia?

Ninguém. Eles vivem em polos diferentes e nunca vão se encontrar!

Os pinguins habitam apenas o Polo Sul do planeta

Os esquimós vivem no Polo Norte ou no Polo Sul?

No Polo Norte. Porém, na verdade, eles não vivem exatamente no extremo norte do planeta, mas sim nas regiões do Alasca, do norte do Canadá e da Rússia, que ficam muito próximas à região do Ártico.

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia