Pinguins

Clique aqui e conheça mais sobre os pinguins, aves marítimas que não voam.

Dá-se o nome de pinguim às aves aquáticas, existentes no hemisfério sul, que não voam Dá-se o nome de pinguim às aves aquáticas, existentes no hemisfério sul, que não voam

Os pinguins são aves marinhas que não voam e que podem ser encontradas na Antártida, Nova Zelândia, sul da África, Austrália e América do Sul. Bons caçadores, os pinguins se alimentam de crustáceos, moluscos, peixes e pequenos animais marinhos. Todas as espécies possuem o peito branco com as costas e a cabeça na cor preta. Nas patas dos pinguins, podemos encontrar quatro dedos unidos por uma membrana, o que ajuda muito durante a natação do animal. Por serem aves, esses animais possuem penas, mas elas são mais curtas e ocorrem em maior número do que nas outras aves. Esses animais mudam as penas duas vezes ao ano, e durante essa muda eles não entram na água.

Os pés dos pinguins possuem membranas entre os dedos que ajudam durante a natação

Todos os pinguins possuem uma plumagem lisa, densa e gordurosa, para que o seu corpo fique impermeável. Sob a pele, esses animais possuem uma grossa camada de gordura que serve como isolante térmico, impedindo que o animal perca calor para o ambiente. Podem medir desde 40 cm a 1 metro e pesar de 3 a 35 kg, podendo viver de 30 a 35 anos.

Os pinguins são animais extremamente mansos e só atacam quando algum animal se aproxima de seus ovos ou filhotes. Além de mansinhos, os pinguins são animais fiéis e só trocam de companheiro quando há problemas de reprodução.

A fidelidade é uma característica marcante entre os pinguins

Quando a fêmea de um pinguim põe um ovo, ele demora cerca de 5 a 6 semanas para eclodir. Durante esse período, machos e fêmeas se revezam na busca de alimento, para que o ovo nunca fique sozinho. Depois que o filhote nasce, ele se alimenta de alimentos já digeridos pelos pais e fica sempre protegido do ataque de gaivotas e de outros pinguins. Somente quando o filhote adquire o tamanho do pai e troca as penugens por penas, é que os pais os ensinam a nadar e deixam que ele procure alimento sozinho. A partir daí o filhote já não tem mais a ajuda dos pais e deve se virar sozinho.

O filhote de pinguim recebe cuidados dos pais até adquirir penas

Os pinguins são excelentes nadadores. Nadando com a ajuda das asas e dos pés, podem atingir a velocidade de até 40km/h na água. Passam a maior parte da vida dentro da água, onde nadam sempre em bandos com centenas de pinguins e conseguem realizar todas suas funções vitais, até mesmo dormir.

Ao beber água do mar, o corpo dos pinguins absorve sal em excesso. Mas isso não é um problema para eles, porque todas as aves marinhas possuem uma glândula chamada glândula de sal que se localiza próxima aos olhos e que retira o excesso de sal absorvido por eles.

O pinguim passa a maior parte de sua vida dentro da água

Em algumas praias brasileiras podemos avistar pinguins durante o inverno. Esses pinguins geralmente são jovens que, em busca de comida, se desgarraram do bando e foram levados pelas correntes marítimas até à praia. Na maioria das vezes esses animais chegam à praia muito debilitados e com muita fome.

O pinguim que costuma chegar até às praias brasileiras é o pinguim de Magalhães, que vive em regiões onde a temperatura varia entre 7°C e 30°C. Por isso, se você encontrar um pinguim na praia, não o coloque em recipientes com gelo, pois isso pode reduzir a temperatura do corpo do animal, levando-o à morte. Nesses casos, mantenha o animal em local seco e aquecido, até a chegada de um biólogo ou veterinário.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia