Escola Kids

Petróleo

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Petróleo Petróleo: importante recurso natural

O Petróleo é a mais importante fonte de energia da atualidade, pois é através dele que se possibilita a realização de inúmeras atividades. Ele é utilizado principalmente na forma de combustíveis automotivos, como a gasolina e o óleo diesel, e também sendo queimado no funcionamento das usinas termoelétricas. Além disso, ele é uma importante matéria-prima utilizada na fabricação de plásticos, tintas, borrachas sintéticas e alguns outros produtos.

Trata-se de uma substância oleosa, altamente inflamável e de coloração negra ou castanho escura, de origem fóssil e não renovável, ou seja, ele poderá deixar de existir com o passar dos anos. Quimicamente falando, trata-se de um hidrocarboneto, pois é constituído por átomos de hidrogênio e carbono.

Esse combustível é encontrado em zonas de bacias sedimentares, em camadas muito abaixo da superfície, geralmente em regiões oceânicas. Para extraí-lo, constroem-se plataformas petrolíferas que têm a missão de perfurar o solo e encontrar abaixo dos mares essa importante substância. A profundidade em que ele se encontra varia muito, em alguns casos ele se localiza imediatamente abaixo dos solos, o que facilita a sua extração, em outros casos ele é encontrado em profundidades mais elevadas, a exemplo do petróleo brasileiro.

Plataforma petrolífera em alto-mar
Plataforma petrolífera em alto-mar

Apesar de seu consumo ter diminuído ao longo dos últimos anos, o petróleo ainda é considerado o recurso básico da sociedade industrial contemporânea. É responsável por cerca de 35% do total de consumo de energia no mundo, o que lhe garante a liderança em relação a outras fontes de energia.

Por conta de sua importância vital para o abastecimento de energia que garante o funcionamento das sociedades, o petróleo é considerado um recurso natural extramente estratégico. Isso significa que aqueles que o possuem, além de uma fonte de renda, adquirem também um certo domínio de poder, pois muitas nações do mundo desejarão adquirir esse recurso para abastecimento interno.

Atualmente, as maiores reservas petrolíferas no mundo – cerca de 60% - encontram-se no Oriente Médio, uma região localizada no continente asiático, bem próxima à Europa e ao norte da África. Por conta disso, inúmeros desentendimentos geopolíticos ocorreram e ainda ocorrem nessa região, a maioria deles envolvendo ou tendo a participação dos Estados Unidos da América (EUA), que são bastante dependentes do petróleo para se desenvolverem.

Os EUA estão entre os maiores produtores de petróleo, mas são também aqueles que mais consomem, de modo que sua produção interna não é capaz de dar conta de todo o seu consumo, o que o faz intervir politicamente em outras regiões a fim de conseguir melhores acordos comerciais para garantir a compra com preços menos elevados.

O Brasil também está entre os grandes produtores de petróleo do mundo, porém a sua produção ainda não lhe garante o grau de exportador, uma vez que o consumo interno desse elemento também é elevado. No entanto, isso poderá mudar nos próximos anos com as descobertas da região do Pré-Sal, no litoral do país, o que irá nos garantir uma boa renda com a exportação.

De todo modo, estimativas apontam que o petróleo no mundo deve acabar em um futuro próximo, em cerca de 40 ou 50 anos, desde que mantidos os atuais padrões de consumo. Por esse motivo, vários países – incluindo o Brasil – estão investindo em novas tecnologias para a produção de outros combustíveis, de preferência aqueles que poluem menos que o petróleo.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

 

Avaliação

10.0

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação