Escola Kids

Pesquisa

  • Atualmente 4.3333333333333/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pesquisa A pesquisa, quando bem realizada, amplia o conhecimento em todos os sentidos

Você há de concordar conosco que o conhecimento representa algo que deve ser cultivado, praticado por todos, pois é justamente por meio dele que crescemos, intelectualmente falando, em todos os sentidos. Por isso, ler, conversar com pessoas dotadas de uma cultura um tanto quanto mais ampliada que a nossa, assistir a programas, documentários, enfim, buscar todos os meios para o aprimoramento da nossa capacidade cognitiva é, senão a mais importante, uma das principais tarefas desempenhadas por todas as pessoas que desejam se posicionar bem na vida, que almejam usufruir de um futuro promissor.

Assim, em se tratando de algumas atitudes que devemos sempre adotar, uma delas está representada pela pesquisa. Sim, não somente aquela pesquisa que fazemos quando os professores solicitam, haja vista que muitas das vezes a intenção é somente para atingir a pontuação necessária. Estamos, pois, referindo-nos a uma busca mais ampliada, uma busca na qual você deve se portar como voluntário (a), ou seja, não precisa ser instigado (a) a buscar o conhecimento, pois essa atitude deve partir de você mesmo (a). Nesse sentido, perguntamos a você: o que busca quando se coloca no lugar de pesquisador (a)?

Obviamente que sua resposta é a busca pelo conhecimento, não é verdade? Não importa qual seja o assunto a ser tratado, concorda? Nesse sentido, é sempre bom você se conscientizar de que em uma pesquisa não basta somente ler de modo superficial, pois, provavelmente irá se esquecer de todos os pontos mais importantes. Dessa forma, o recomendável é fazer as devidas anotações, de modo a registrar os principais aspectos que demarcam o assunto em questão, pois assim, possivelmente, não irá se esquecer de nenhum detalhe, sempre tendo em vista que, depois de uma boa leitura, você irá construir seu próprio texto a partir dos dados colhidos, ok? Nesse sentido, observe algumas dicas que irão auxiliá-lo (a) nesse momento:

Para desenvolvermos uma boa pesquisa, algumas orientações são sempre bem-vindas
Para desenvolvermos uma boa pesquisa, algumas orientações são sempre bem-vindas

# Antes de partir para qualquer que seja o procedimento, torna-se essencial que você defina o assunto a ser pesquisado;

# Depois das informações elencadas, ou seja, aquelas que se mostram mais relevantes, é chegado o momento de você selecioná-las e organizá-las, sempre se lembrando de que as fontes, ou seja, o local de onde foram retiradas é de extrema importância ser registrado;

# No caso de haver necessidade de entrevistar uma determinada pessoa, nunca se esquecer de marcar com antecedência, para que depois algo não acabe dando errado. 

# Em se tratando das informações prestadas no seu texto, nunca é demais se lembrar de incluir exemplos, imagens, gráficos, citações, depoimentos, enfim, todos os recursos que somente darão ainda mais sustentabilidade às suas ideias;

# Elaborar um texto claro, coeso, coerente, contendo uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão são de suma importância para torná-lo facilmente compreensível por parte de quem for apreciá-lo;

# Como as ideias por você abordadas foram frutos do diálogo estabelecido com aquelas proferidas por outras pessoas, ou seja, por outros autores, torna-se de fundamental importância que você faça as referências bibliográficas conforme é solicitado nesse tipo de trabalho, pois assim você justifica que seu texto tem o suporte necessário;

# Ao final de tudo, não se esqueça de que uma capa valoriza muito seu trabalho, pois a estética, nessas horas, conta bastantes pontos positivos a nosso favor, enquanto emissores, ok?

Assim, acerca de tudo que aqui aprendemos, desejamos a você uma boa pesquisa e que possa aprender muito sobre o assunto abordado.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Avaliação

8.7

Participação: 1 Comentário

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação