Os vários significados que as palavras adquirem

Conheça mais uma novidade da língua que falamos, ao clicar aqui!

De repente... nossa! Surgiu uma palavra da qual você não tem conhecimento. Ora, recorra ao dicionário, pois lá você encontrará tudo sobre o significado dela e até mais informações, tais como: se é um verbo, um substantivo, entre outros. E o seu conhecimento, a maneira como se expressa diante dos textos que constrói? Como ficam depois disso? Certamente que bastante ampliados, concorda?

Pois bem, essa foi somente uma sugestão para você não se esquecer nunca dessa importância. Mas o que conheceremos a partir de agora é que além daquele significado, considerado oficial, nas nossas conversas do dia a dia e até mesmo na escrita, usamos uma mesma palavra com sentidos diferentes. Tudo depende do momento, da circunstância em que falamos algo.

Dessa forma, para que tudo fique mais claro, observe os exemplos que seguem:

O gato é meu animal de estimação preferido.

Aqui o sentido de gato se refere ao do dicionário.

Nossa! Hoje você está um gato!

Já aqui, o sentido de gato está relacionado à beleza física, ou seja, ao modo como a pessoa está vestida, etc.

Antes das refeições, precisamos lavar as mãos.

Semelhantemente ao primeiro exemplo, as mãos se referem a membros do corpo humano.

Mamãe tem mãos de fada para fazer bolo de chocolate.

Mas aqui significa que ela faz um bolo muito, mas muito gostoso, isto é, estamos falando da habilidade que ela tem para cozinhar.

Assim como esses, há muitos outros casos. O que na verdade importa é que você acabou de conhecer mais um fato pertencente às muitas novidades que a Língua Portuguesa nos revela – denominado polissemia, que nada mais é que os vários sentidos que uma determinada palavra adquire, dependendo do que o emissor (pessoa que fala) deseja transmitir.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Expressões idiomáticas

Neologismos

Os múltiplos significados entre as palavras

Semântica

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.