Pronomes oblíquos

Os pronomes oblíquos são palavras que se referem às pessoas do discurso, mas que funcionam como complemento no enunciado e não como sujeito que executa a ação.

Pronomes oblíquos átonos e tônicos. Os pronomes oblíquos podem ser átonos ou tônicos.

Os pronomes oblíquos são palavras que se referem às pessoas do discurso, mas funcionando como complemento no enunciado. Os pronomes oblíquos não podem ser sujeito de uma frase.

Leia também: Pronomes — o que são, para que servem, tipos e exemplos de uso

Resumo sobre pronomes oblíquos

• Os pronomes oblíquos referem-se às pessoas do discurso.

• Funcionam como complemento, e não como sujeito do verbo.

• Podem aparecer acompanhados de preposição ou não.

O que são pronomes oblíquos?

Os pronomes oblíquos são pronomes que servem como complemento de um verbo no enunciado.

Veja:

Nossos pais trouxeram comida para nós.

Nesse enunciado, há um sujeito que executa uma ação: “Nossos pais” executam a ação “trazer”. A palavra “nós” é um pronome, já que representa uma pessoa do discurso (a 1ª pessoa, aquela que fala). No entanto, como esse pronome é um complemento da ação “trazer”, ele é oblíquo.

Quais são os pronomes oblíquos?

dois tipos de pronomes oblíquos: os átonos e os tônicos.

Pronomes oblíquos átonos

Os pronomes oblíquos átonos não são acompanhados por preposição, ou seja, não precisam estar juntos de preposição para terem sentido ou se ligarem ao verbo.

Pronomes oblíquos átonos

me

te

se, o, a, lhe

nos

vos

se, os, as, lhes

Exemplos:

Ele me mandou uma mensagem.

Nós nos vimos ontem na escola.

Eu vou te entregar um presente de aniversário!

• Videoaula sobre pronomes oblíquos átonos

Pronomes oblíquos tônicos

Os pronomes oblíquos tônicos são acompanhados por preposição. Sem as preposições, esses pronomes não conseguem se ligar ao verbo e fazer sentido.

Pronomes oblíquos tônicos

mim, comigo

ti, contigo

si, consigo

nós, conosco

vós, convosco

si, consigo

Exemplos:

Vamos comigo para a loja?

Eles contaram para nós um grande segredo...

Olhou a si mesma no espelho.