Escola Kids

Os Bairros

  • Atualmente 3.75/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Os Bairros Barracos - aproveitamento de sucatas

As cidades, em razão do crescimento, passaram a ser divididas por bairros para facilitar a localização dos endereços.

Os bairros são compostos por casas, edifícios residenciais e comerciais, escolas, parques e praças públicas. São formados também pela comunidade, ou seja, o grupo de pessoas que moram no bairro.


Bairro residencial e bairro comercial

Quando moramos muito tempo em um bairro passamos a conhecer várias pessoas e nos tornamos amigos. Isso é muito bom porque conviver com pessoas conhecidas nos dá segurança e tranqüilidade.

É dever de todos cuidar e manter o bairro em que vivemos em ordem, respeitando os direitos e os deveres de toda a comunidade.

Cada um pode cooperar com a organização do bairro como: não fazer bagunça e algazarra, cuidar das praças e parques, mantendo seus objetos e ornamentos conservados, não jogar lixo nas ruas, ser mais tolerante com os vizinhos, não destruir os telefones públicos, etc.

Os bairros possuem pequenas associações que são formadas para buscar os interesses das pessoas que ali moram. Os dirigentes dessas organizações mantêm contato com pessoas importantes, como os vereadores, a fim de exigir o cumprimento dos direitos da comunidade.

Os bairros variam de acordo com a condição econômica das pessoas que nele habitam, podendo ser mais sofisticados ou mais simples.


Favela – casas dispostas uma sobre as outras

Alguns deles foram formados em áreas que proporcionam perigo para a comunidade, como as favelas construídas em cima dos morros. Além de não receberem condições adequadas de moradia, como saneamento básico, correm o risco de serem arrastados pelos desmoronamentos em época de chuva. A fiação de energia elétrica também é um fator de risco, pois comumente são feitos os “gatos” – ligações irregulares, captando energia da rua para as casas, oferecndo risco de acidentes graves e morte.


Favelas – redes de energia bagunçadas

Podemos classificar os bairros em residenciais, aqueles nos quais prevalecem as residências; com pequenos comércios para facilitar a vida das pessoas, como padarias, açougues, quitandas e frutarias, lojas de presentes, etc. Nos comerciais prevalecem as lojas, são movimentados em razão do grande número de lojas que possuem, sendo que essas variam muito em todos os artigos, como lojas de sapatos, roupas, tecidos, brinquedos, materiais de construção, bancos, etc. Já os bairros industriais ficam mais afastados dos centros das cidades. Neles são encontradas as indústrias de alimentos, indústrias têxteis, de materiais de construção, produtos farmacêuticos, etc.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Avaliação

7.5

Participação: 3 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação