Escola Kids

Orações Subordinadas Adjetivas

  • Atualmente 1/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Orações Subordinadas Adjetivas As orações subordinadas adjetivas equivalem a um adjetivo

Para falar sobre as orações subordinadas adjetivas, é bom relembrar as características das orações subordinadas substantivas.
  
Você se lembra de que nelas (nas substantivas), cada oração que se apresentava dependente da primeira, também chamada de principal, era representada por um elemento diferente? Um sujeito, objeto direto, objeto indireto, enfim. Agora, nas chamadas adjetivas, a segunda oração, aquela que estabelece dependência com a primeira, é representada por um adjetivo. Dessa forma, para que você compreenda melhor como se dá esse processo, vamos analisar a oração que segue?

Admiro pessoas estudiosas. 
Temos um período simples, formado por apenas uma oração, cujo verbo é representado por “admiro”.

Que tal transformá-lo em um período composto, ou seja, formado por mais de uma oração? Topa?

As subordinadas adjetivas são representadas por um adjetivo
As subordinadas adjetivas são representadas por um adjetivo

Admiro pessoas que estudam.

Agora sim, temos uma primeira oração: Admiro, cujo sujeito se classifica como oculto (eu); e uma segunda oração: que estudam. Mas como ela se classifica?

No intuito de classificá-la, gostaríamos que você estivesse atento (a) a um detalhe importantíssimo: o termo “estudiosas” representa um adjetivo, pois qualifica o substantivo “pessoas”. Assim, relembrando o texto “Conhecendo a diferença entre classe e função”, a função assume valor de um adjunto adnominal.

Outro aspecto, também de fundamental importância, faz referência ao pronome relativo “que”, como exposto na oração que nos serviu de exemplo (que estudam). Todas as adjetivas são introduzidas por esse pronome (relativo), sendo que ele pode ser substituído por outros, como por exemplo, “o qual”, “a qual”, “os quais” e “as quais”. Vamos tentar fazer a substituição? Depois de feita, você perceberá que o sentido continua sendo o mesmo, observe:

Admiro pessoas as quais estudam.

Pois bem, saiba que em virtude dos dois aspectos que acabamos de estudar, a segunda oração se classifica como uma oração subordinada adjetiva.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Avaliação

2.0

Participação: 1 Comentário

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação