Subtração

Subtração é uma das quatro operações básicas da matemática. Comportando-se como a operação contrária da adição, a subtração é fundamental para se compreender a matemática.

Subtração é uma operação básica da matemática. Subtração é uma operação básica da matemática.

A subtração é uma entre as quatro operações básicas da matemática, sendo aprendida após a adição. Considerada a operação inversa da adição, a subtração entre dois números é representada pelo símbolo – (menos) entre os números, por exemplo 9 – 5 (lê-se: nove menos cinco).

Calcular a subtração é calcular o valor encontrado quando retiramos o subtraendo, ou seja, no exemplo citado, trata-se de quanto resta se retirarmos 5 de 9. Para calcular a subtração entre números maiores, utilizamos o algoritmo da subtração. Além disso, a subtração possui propriedades importantes.

Leia também: O que é e como se caracteriza o sistema de numeração decimal?

Resumo sobre subtração

• A subtração é uma entre as quatro operações básicas da matemática.

• Para calcular a subtração entre números maiores, utilizamos o algoritmo da subtração.

• A subtração possui o 0 como elemento neutro.

Videoaula sobre subtração

O que é a subtração?

A subtração é considerada uma operação básica da matemática, com a adição, a multiplicação e a divisão. Calcular a subtração entre dois números é diminuir certa quantia de outra já existente. Por exemplo, se existem 8 pessoas em um elevador, e 3 delas descem dele, então, para calcular a quantidade de pessoas restantes, usamos a subtração entre 8 e 3, ou seja, 8 – 3. Se retirarmos 3 de 8, encontraremos o número restante de pessoas no elevador, que são 5.

Elementos da subtração

Cada termo da subtração recebe um nome. Calculamos a subtração entre o minuendo, que é a quantia já existente, e o subtraendo, que é a quantidade retirada do minuendo. O resultado da subtração é conhecido como diferença:

Exemplo:

8 – 3 = 5

8 → minuendo
3 → subtraendo
5 → diferença

Como fazer a subtração

Para realizar a operação de subtração entre dois números, basta lembrar que ela é a operação inversa da adição e usar a operação inversa para encontrar a resposta. Como vimos, sabemos que 8 – 3 é 5, porque 3 + 5 = 8. Para números menores, esse raciocínio é sempre eficiente.

Exemplo:

• 9 – 8 = 1, pois 8 + 1 = 9

• 12 – 5 = 7, pois 5 + 7 = 12

• 10 – 4 = 6, pois 6 + 4 = 10

Para casos em que os números são maiores, é conveniente utilizar o algoritmo da subtração.