Objeto direto e objeto indireto

Conheça os complementos do verbo clicando aqui!

Objeto direto e indireto- complementos do verbo Objeto direto e indireto- complementos do verbo

Para que possamos compreender melhor sobre este tema, é de fundamental importância sabermos que o objeto direto e o indireto ligam-se ao predicado.

Ao falarmos sobre o predicado, logo nos lembramos da presença do verbo. Observe o exemplo:

Mariana adora trufas de chocolate.

A informação que temos sobre Mariana é que ela adora trufas de chocolate. Portanto, já reconhecemos o predicado, no qual o verbo “adorar” é a palavra principal.

Imagine como ficaria o sentido desta oração se resolvêssemos dizer somente que Mariana adora.

Mas ela adora o quê? Poderia ser doces, frutas, passear, ir ao clube, ao cinema, entre outros.

Então, o termo que complementou o sentido da forma verbal “adora” denomina-se “objeto direto”.

Observe agora este caso:

O bebê precisa de muito cuidado.

Essa oração também ficaria sem sentido se não houvesse um complemento para a forma verbal “precisa”. Desta maneira, o complemento – “precisa de cuidado” é denominado de “objeto indireto”.

Vamos agora entender a diferença entre objeto direto e indireto:

Para descobrirmos o objeto direto, sempre fazemos a pergunta ao verbo por meio de alguns termos, como: “O quê? Quem?”

Ex: Eu li a história. A história é o objeto direto.

Percebemos que o verbo não é acompanhado de preposição.

Para o objeto indireto, fazemos a pergunta ao verbo utilizando os termos: “De que? De quem? Em quê? Em quem? A quê? A quem?

Ex: Eu acredito em você. Em você é o objeto indireto.

Sempre o objeto indireto virá acompanhado pela preposição.

Aí vai um lembrete especial:

Em uma mesma oração poderá ocorrer tanto o objeto direto quanto o indireto.

Ex: Eu emprestei o brinquedo para meu amigo.

O brinquedo – objeto direto
Para meu amigo – objeto indireto

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

A primeira conjugação dos verbos - AR

A segunda conjugação dos verbos - ER

A terceira conjugação dos verbos -IR

Núcleos dos objetos: Direto e Indireto