O verbo pôr

Clique aqui e aprenda a conjugar o verbo pôr de maneira correta!

A garota pôs seus joelhos no chão A garota pôs seus joelhos no chão

O verbo “Pôr” não possui a terminação “ER”, mas mesmo assim ele pertence à segunda conjugação. Juntamente com ele também estão os seus derivados, tais como: repor, dispor, propor, compor.

Quando conjugado, ele apresenta algumas diferenças quando comparado a outros verbos, vamos saber por quê?

Para que possamos entender esta diferença faremos uma comparação entre o verbo cantar e o verbo pôr:

Você percebeu que o verbo cantar mantém o mesmo radical – “CANT” em todas as pessoas, diferente do verbo pôr que não aconteceu o mesmo. Mas não se incomode com esta mudança, pois outros verbos também possuem esta mesma particularidade.

Vamos então aprender como se conjuga o verbo pôr de maneira correta:

Modo Indicativo:

Modo Subjuntivo:

Modo Imperativo:

Formas Nominais:

Infinitivo Pessoal:

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Ecola Kids

A primeira conjugação dos verbos - AR

A segunda conjugação dos verbos - ER

A terceira conjugação dos verbos -IR