O Português é uma língua feliz!

A alegria na ponta da língua: Saiba por que o português é uma língua feliz!

Que o povo brasileiro tem fama de ser um povo feliz, todo mundo já sabia. Agora, o que você provavelmente não sabia é que a língua portuguesa foi considerada por cientistas especializados como uma das línguas mais felizes do mundo! Quer saber o porquê? O Escola Kids vai te explicar essa história direitinho!

A pesquisa foi feita nos Estados Unidos por uma equipe de investigadores da Universidade de Vermont. Esses pesquisadores coletaram cem mil palavras de dez idiomas diferentes: inglês, espanhol, francês, português, coreano, chinês, russo, indonésio e árabe. As palavras não foram escolhidas aleatoriamente: os cientistas selecionaram, em cada língua, as dez mil palavras mais usadas pelos falantes e pediram para que os nativos de cada um dos idiomas avaliassem cada palavra (uma lista reduzida delas) em uma espécie de “escala da felicidade”.

Foram selecionados dez mil vocábulos de cada idioma, e cada falante deveria avaliar a lista de palavras recebidas

Depois de mais de cinco milhões de avaliações, os cientistas chegaram à conclusão de que cada vocábulo de nossa língua é capaz de provocar diferentes reações e sensações, e as palavras da língua portuguesa são capazes de estimular nos falantes uma inclinação positiva! Na prática, isso é muito fácil de comprovar, pois quando somos alvo de palavras elogiosas, nosso comportamento muda perante as pessoas e o mundo. Quando ouvimos palavras aprazíveis, por serem sonoras ou até mesmo engraçadas, transformações químicas interessantes acontecem, o que faz desses “vocábulos sorridentes” verdadeiras músicas para os ouvidos!

No topo da lista ficou o espanhol, seguido pelo português e pelo inglês. Lá na lanterna, na pior posição da lista, ficou o chinês, avaliado como o idioma que registra a menor inclinação para palavras positivas! O estudo dos pesquisadores do Laboratório Computacional da Universidade de Vermont provou algo que o senso comum já sabia: existe uma relação íntima entre as palavras e o bom ou mau humor. Felizmente, os cientistas puderam observar que o ser humano, apesar de enfrentar tantas dificuldades no seu dia a dia, tende a usar mais palavras positivas do que negativas, não é legal?

Viu só? O Português é uma língua feliz!

Por Luana Castro
Graduada em Letras

História da Língua Portuguesa no mundo

Ciências

Transformações químicas

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.