O Movimento do Trânsito

A circulação de pessoas, através de diversos meios, nas ruas e estradas, caracterizam o trânsito. Entenda!

Semáforo - cada cor uma ação Semáforo - cada cor uma ação

O trânsito é a movimentação das pessoas nas ruas das cidades ou mesmo pelas estradas. Essa movimentação pode ser feita a pé, de bicicleta, carro, ônibus, etc.

Com o aumento da população, o governo – responsável pela organização das cidades – teve que criar formas de evitar acidentes e deixar o trânsito com boas condições de funcionamento.

Foram criadas as leis de trânsito, os sinais de identificação utilizados no mesmo, como faixa de pedestre, local para se atravessar as ruas; semáforo, placas indicativas de velocidade, placas de ruas, etc., os quais as pessoas devem respeitar, tanto motoristas quanto pedestres.

Os semáforos possuem sinais luminosos, de cores diferentes.

O funcionamento dos semáforos acontece na ordem verde, amarelo e vermelho, repetindo-se a todo instante. No verde o motorista pode passar livremente. No amarelo deve ter mais atenção, pois é um aviso que o sinal ficará vermelho. O sinal vermelho significa que o motorista não pode passar, tendo que esperar ficar verde de novo.

Existe também o semáforo para os pedestres que têm uma figura de um homenzinho nas cores vermelho – indicando que o pedestre deve ficar parado e na cor verde – indicando o momento que o pedestre pode atravessar.

Sinal para pedestre

Muitos pedestres não respeitam essas leis, atravessando as ruas em lugares que não possuem as faixas de pedestre ou mesmo os semáforos, atravessando em lugares de grande movimentação dos veículos. Isso é errado, pois pode causar atropelamentos em razão da falta de sinalização e do motorista não estar muito atento.

Devemos atravessar as ruas sob a faixa de pedestre

Um grande problema do trânsito é a falta de respeito dos motoristas de carros, ônibus com os motoqueiros. É uma das maiores causas de morte, pois os acidentes são constantes. Os motoqueiros também não costumam respeitar as leis do trânsito, cortando os carros de qualquer jeito, passando por cima das calçadas, avançando os sinais e andando em excesso de velocidade.

Guarda organizando o trânsito

Os guardas de trânsito também auxiliam na organização do mesmo. Eles fazem a sinalização em locais que não tem semáforos ou fiscalizam lugares de grande movimento.

Algumas atitudes ajudam a evitar acidentes como:
- atravessar as ruas na faixa de pedestre,
- utilizar as passarelas próprias para os pedestres,
- não colocar cabeça ou braços para fora dos veículos,
- usar cinto de segurança,
- só atravessar a rua com o sinal aberto para o pedestre,
- não brincar nas proximidades das ruas,
- só andar pelas calçadas,
- não dirigir com excesso de velocidade,
- respeitar as placas de sinalização e os sinais,
- não dirigir após ingerir bebida alcoólica, etc.

Por Jussara de Barros
Pedagoga