Escola Kids

O Corpo Humano

  • Atualmente 4.5555555555556/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O Corpo Humano Esquema do sistema digestórioo.

O ser humano, como sabemos, é um ser vivo. Isso porque ele nasce, cresce, morre e tem capacidade de se reproduzir. Além disso, assim como todos os seres vivos, ele é composto por células, que são estruturas geralmente tão pequenas que só podem ser vistas com o uso de lentes especiais de aumento. Abaixo, o esquema de uma célula:



Se compararmos o organismo humano com o de outros animais, veremos muita coisa em comum, como o fato de serem formados por mais de uma célula. Na maioria dos seres vivos multicelulares (ou seja, com muitas células), estas estruturas, em conjunto, se organizam em unidades maiores, chamadas de tecidos.

Tecidos
se unem e formam os órgãos, como o coração, rins, dentre outros. Conjuntos de órgãos, realizando funções bem definidas, formam sistemas (sistema digestório, sistema respiratório, etc.).


Conjuntos de sistemas formam organismos. Cada organismo, como um todo, forma o indivíduo, que é delimitado por um corpo.

Assim como existem semelhanças, o corpo de diferentes seres vivos também apresentam diferenças. Exemplos: a presença de asas em alguns deles, o fato de poucas espécies andarem somente com dois pés, dentre outros. Por outro lado, se prestarmos atenção a um grupo de pessoas, podemos perceber que, mesmo elas apresentando diferenças entre si, a estrutura básica do corpo é semelhante: todas elas possuem cabeça e tronco, e a maioria possui membros (dois braços e duas pernas).



Nossa espécie, que é um animal vertebrado, apresenta em comum com todos os outros vertebrados a presença do crânio, que é uma estrutura resistente que protege o nosso cérebro e dá forma à cabeça.

Os membros podem ser superiores ou inferiores. Os superiores são os braços, antebraços, mãos e dedos. Já os inferiores são as coxas, pernas, pés e dedos.

Alguns animais vertebrados não possuem os membros superiores, tal como foi dito, pois estes se apresentam em forma de asas. Outros, ao invés dessas quatro estruturas, apresentam caudas e nadadeiras. Outros não possuem membros e se rastejam.

Além disso, a maioria desses animais possui esqueleto com coluna vertebral. Ela dá sustentação ao corpo e, no nosso caso, fica localizada na região do tronco. Esta região compreende o pescoço, a região do peito, da barriga e das costas. É a parte verde do desenho.



Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Avaliação

9.1

Participação: 4 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui

    Assuntos Relacionados


    Escola Kids

    R7 Educação