O Boto

Você já ouviu falar do Boto Rosa? Clique aqui e conheça sua lenda!

Lenda folclórica Lenda folclórica

Os personagens folclóricos não existem, pois são histórias inventadas pelo povo.

O Boto Rosa é um personagem do folclore do Brasil, que vive nas regiões do Amazonas, sendo um mamífero que costuma virar as canoas que viajam à noite, para capturar as moças.

Outra forma utilizada pelo mamífero é que nas noites de lua cheia ele sai das águas do rio Amazonas, transformando-se em um lindo rapaz. Com sua beleza, fala sedutora, educação e meiguice engana as moças, jogando seus encantamentos, conseguindo levá-las para o fundo do rio.

O mamífero namorador

O Boto Rosa é considerado muito fértil, e leva as moças para engravidá-las. Quando uma pessoa não sabe quem é seu pai, diz que é filho do Boto.

Em noites de festas populares da região do Amazonas, as mães são alertadas para que cuidem de suas filhas, fazendo com que não acreditem nos rapazes que se aproximam querendo namorar, pois pode ser o Boto Rosa disfarçado de homem.

Conta a lenda que sempre que uma moça é tida como desaparecida, dizem que a mesma foi capturada pelo mamífero.

Talvez por isso o Boto seja uma das espécies animais em extinção, pois sempre que são avistados, são mortos, para não roubarem mais as moças.

Por Jussara de Barros
Pedagoga