Morfossintaxe

A morfossintaxe representa a análise da função e da classe ao mesmo tempo. Saiba muito mais clicando aqui!

A morfossintaxe representa a análise da classe e da função ao mesmo tempo A morfossintaxe representa a análise da classe e da função ao mesmo tempo

Por mais que a palavrinha “morfossintaxe” pareça diferente, às vezes até um pouco complicada, saiba que se trata de um assunto do qual já temos conhecimento. Vamos saber o porquê de tudo isso?

Você se lembra de quando estudamos sobre a diferença que há entre classe e função?

Pois bem, classe representa aquelas dez classes gramaticas, e função é aquela desempenhada pelas palavras quando estão inseridas em uma oração. Dessa forma, vamos analisar juntinhos o enunciado que segue, no sentido de descobrimos qual a classe e qual a função de todas as palavras de que dele fazem parte:

Os garotos jogam bola diariamente.

Pois bem, de acordo com a classe gramatical temos:

os – artigo definido
garotos – substantivo
jogam – verbo
bola – substantivo
diariamente – advérbio

Agora perceba que “quem” desempenhava um determinado papel, em se tratando da função irá desempenhar outro. Vamos analisar?

Os garotos – sujeito simples
jogam – predicado verbal
bola – objeto direto, pois completa o sentido do verbo jogar (jogam)
diariamente – adjunto adverbial de tempo

Pronto! Já descobrimos o conceito de morfossintaxe: por se tratar de duas palavrinhas juntas em uma só, temos que ela representa a análise da classe e da função ao mesmo tempo, ok?

Por Vânia Duarte
Graduada em Português