Escola Kids

Morcegos

  • Atualmente 3.6666666666667/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Morcegos Os morcegos são mamíferos voadores

Os morcegos são mamíferos voadores que possuem os membros anteriores transformados em asas. Podem ser encontrados em quase todas as regiões do planeta Terra, com exceção das regiões mais frias, como os polos. No Brasil, há 138 espécies de morcegos. Como todos os mamíferos, esses animais possuem o corpo coberto por pelos e alimentam seus filhotes com leite produzido nas glândulas mamárias das fêmeas.

Os morcegos se orientam através da ecolocalização
Os morcegos se orientam através da ecolocalização

O morcego é um animal que sai à caça no período do amanhecer, anoitecer ou da noite. Por viver em total escuridão, ele utiliza a ecolocalização para se orientar, conseguindo localizar obstáculos e também suas presas. Na ecolocalização, esse animal emite sons com frequências muito altas (incapazes de serem ouvidas pelo ser humano), que quando batem em algum obstáculo, voltam ao animal em forma de eco, e assim ele consegue se orientar e saber a que distância se encontra o obstáculo à sua frente.

Ao se alimentar, o morcego frugívoro ajuda na disseminação das sementes de árvores
Ao se alimentar, o morcego frugívoro ajuda na disseminação das sementes de árvores

Dentre as várias espécies de morcegos que existem, muitas são benéficas e aliadas dos seres humanos. Dentre essas espécies aliadas, podemos citar a do morcego frugívoro. Esse animal se alimenta somente de frutas; e com esses hábitos alimentares ele consegue espalhar as sementes das árvores, que, quando caem no chão, germinam e se tornam uma árvore. Dessa forma, esse morcego ajuda no reflorestamento, recuperando matas e florestas destruídas pelo homem. Há inúmeras espécies de plantas que dependem exclusivamente do morcego para espalhar suas sementes.

O morcego insetívoro ajuda a controlar as populações de insetos
O morcego insetívoro ajuda a controlar as populações de insetos

Outra espécie de morcego que nos beneficia é o morcego insetívoro. Esse animal se alimenta de insetos como besouros, grilos, baratas, gafanhotos, entre tantos outros, inclusive os que destroem lavouras. Dessa forma, ele consegue manter a população de insetos controlada.

O morcego polinizador é um grande ajudante da natureza
O morcego polinizador é um grande ajudante da natureza

Há também os morcegos que têm sua dieta baseada no pólen e no néctar das flores. Eles são muito encontrados na região do cerrado, Amazônia e Mata Atlântica e são considerados benéficos ao homem, por propiciarem a polinização das flores, favorecendo a geração de frutos e, consequentemente, de descendentes.

Existem espécies de morcegos onívoros, ou seja, que se alimentam de pólen, frutas e insetos
Existem espécies de morcegos onívoros, ou seja, que se alimentam de pólen, frutas e insetos

Há também espécies de morcegos que se alimentam de anfíbios, peixes, folhas de plantas; e os que se alimentam de sangue, muito conhecidos como morcego-vampiro.

De todas as espécies de morcegos conhecidas, apenas três espécies são de morcego-vampiro, sendo que todas elas podem ser encontradas na América do Sul.

O morcego-vampiro se alimenta do sangue de vertebrados como gado e outros mamíferos. Esse morcego possui em sua saliva uma substância anticoagulante que impede que o sangue da vítima coagule, permitindo ao morcego se alimentar. Esse morcego é muito temido por criadores de gado e também pelos humanos, por ele ser um dos transmissores da raiva, doença grave que leva à morte.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Avaliação

7.3

Participação: 2 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui

    Assuntos Relacionados


    Escola Kids

    R7 Educação