Escola Kids

Moluscos

  • Atualmente 4.6666666666667/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Moluscos Os moluscos possuem mais de 150 mil espécies descritas pelos cientistas

O molusco é um animal que se caracteriza por possuir corpo mole, sendo que muitos são protegidos por uma concha. Atualmente são conhecidas mais de 150 mil espécies de moluscos e podemos encontrá-las no mar, na água doce ou em terra firme. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos.

Os moluscos apresentam o corpo dividido em cabeça, e massa visceral. Na cabeça desses animais podemos encontrar os órgãos dos sentidos e uma boca que possui uma estrutura parecida com uma língua cheia de pequenos dentes muito afiados que chamamos de rádula. Com a rádula, os moluscos conseguem raspar os alimentos, transformando-os em pequenas partículas que são enviadas para o estômago.

Através da rádula os moluscos conseguem raspar os alimentos
Através da rádula os moluscos conseguem raspar os alimentos

A massa visceral dos moluscos é o local onde se encontram todos os órgãos do animal. Revestindo a massa visceral há uma camada repleta de glândulas produtoras da concha, presente em alguns moluscos.

O nos moluscos é o responsável pelos movimentos e ele pode ser usado para cavar, rastejar ou nadar. No polvo e na lula os tentáculos fazem o papel de pé.

Anatomia interna de um caracol, um molusco terrestre
Anatomia interna de um caracol, um molusco terrestre

A maioria dos moluscos respira através de brânquias; mas outros moluscos realizam a respiração pulmonar, ou seja, respiram através de pulmões; e outros fazem a respiração cutânea, ou seja, respiram pela superfície do corpo.

Os moluscos que respiram através de brânquias vivem exclusivamente na água, como os polvos e as lulas. Já os que conseguem respirar através de pulmões são alguns moluscos terrestres, como os caracóis e caramujos; e os que têm respiração cutânea são as lesmas.

A ostra produz a pérola tentando se proteger
A ostra produz a pérola tentando se proteger

A ostra é o molusco responsável por produzir as pérolas que são muito apreciadas por algumas pessoas. A produção da pérola ocorre em razão da entrada de um corpo estranho, como grãos de areia, no corpo do animal, que produz várias camadas de madrepérola ao redor desse corpo estranho para que ele não a machuque.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Avaliação

9.3

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação