Meios de comunicação | Ensino Fundamental I

Meios de comunicação são ferramentas que permitem que duas pessoas ou mais troquem diferentes informações. Existem dois diferentes tipos de meios de comunicação:

• meios de comunicação individuais;

• meios de comunicação sociais.

Leia também: Você conhece quais são os meios de transporte?

Como são os tipos de meios de comunicação?

• Meio de comunicação individual

Quando uma pessoa se comunica com outra pessoa individualmente, como pelo telefone, carta e outros.

Meio de comunicação individual – diferentes tipos de telefone.
  • Meio de comunicação social

Neste a mensagem pode ser transmitida para muitas pessoas ao mesmo tempo. Isso é feito por meio do rádio, jornal, televisão, internet e outros.

Meio de comunicação social – diferentes tipos de rádios.

Qual é a origem dos meios de comunicação?

Com o avanço das tecnologias, surge a cada dia um novo meio de comunicação. Contudo, vale destacar que, mesmo antes de toda essa modernidade que hoje conhecemos, já existiam vários meios de comunicação.

A escrita, por exemplo, é uma forma de troca de informações que existe há muitos e muitos anos. Outra forma de comunicação bastante antiga são as pinturas rupestres, que datam de 15.000 a.C. Esses e outros meios de se comunicar podem ser encontrados em diferentes localizações do mundo.

Pintura rupestre

Mas a primeira invenção com tecnologia dita mais avançada foi o telégrafo, criado em 1835 por Samuel Morse. Outros meios de comunicação foram surgindo posteriormente, como o rádio, a televisão, o telefone, e hoje a que muito tem crescido em todo o mundo é a internet.

Telégrafo