Média aritmética

A média aritmética é dividida em dois casos: simples e ponderada. Cada uma deles possui uma fórmula para realizarmos seu cálculo. A média aritmética simples é a soma de todos os elementos dividida pela quantidade deles; já a média aritmética ponderada é a soma do produto de cada elemento pelo seu peso, dividida pela soma dos pesos.

Calcular a média dá-nos um valor central que representa todo aquele conjunto. Trabalha-se com média, por exemplo, para tomar-se decisões na estatística.

Leia também: Probabilidade – estimativa da chance de um determinado evento ocorrer

Média aritmética simples

A média arimética simples é a mais comum, sendo utilizada muitas vezes na escola, para calcular-se a média anual de um aluno, ou nas contas de energia e água, para calcular-se o consumo médio anual ou até mesmo o valor médio pago mensalmente.

• Fórmula da média aritmética simples

É dada pela soma de todos os seus elementos dividida pela quantidade deles. O símbolo de média é o x com um traço em cima, por exemplo, a média entre x1, x2, x3, … xn é calculada pela fórmula:

n → quantidade de elementos

• Como calcular a média aritmética simples

Para calcular a média simples pela fórmula, basta conhecermos os seus elementos e sabermos o valor de n, ou seja, a quantidade deles.

Exemplo: As temperaturas máximas na cidade de Goiânia foram mensuradas e anotadas durante uma semana do mês de junho conforme a lista seguinte:

Domingo → 28 ºC

Segunda-feira → 30 ºC

Terça-feira → 29 ºC

Quarta-feira → 31 ºC

Quinta-feira → 32 ºC

Sexta-feira → 33 ºC

Sábado → 34 ºC

Vamos determinar a temperatura máxima média dessa semana, para isso sabemos que há 7 dias semanais, então, a média aritmética simples será calculada pela soma das 7 temperaturas divida por 7.

n = 7

Isso que significa que o valor da temperatura máxima da cidade de Goiânia é, em média, 31 ºC.

Média aritmética ponderada

A média arimética ponderada exige um pouco mais de atenção durante o seu cálculo. Acontece que há valores que possuem maior importância, logo, vamos atribuir a eles fatores de ponderação conhecidos como peso. Quanto maior o valor desse peso, maior a sua influência sobre o valor da   média.

Por exemplo, em uma escola, o professor avalia os alunos com 4 critérios: participação, prova escrita, trabalho em grupo e atividades do caderno. Nessa avaliação, o professor atribui os seguintes pesos:

Participação → peso 1

Atividades do caderno → peso 2

Prova escrita → peso 3

Trabalho em grupo → peso 4

Analisando esses pesos, percebe-se que a nota que o aluno tirar em um trabalho em grupo vai afetar muito mais a sua média do que a nota tirada em participação, já que o peso do trabalho em grupo é maior.

• Fórmula da média aritmética ponderada

Se a um determinado conjunto de valores — x1, x2, x3, … xn — forem atribuídos pesos p1, p2, p3 … pn, respectivamente, a média aritmética ponderada será calculada pela soma das notas (multiplicadas uma a uma pelos seus pesos) dividida pela soma dos pesos.