Manguezal

Conheça mais sobre esse importante bioma que abriga diversas espécies animais, o manguezal.

O manguezal é encontrado nas regiões litorâneas do nosso país O manguezal é encontrado nas regiões litorâneas do nosso país

Encontrado em vários pontos do litoral brasileiro, o manguezal é um bioma costeiro de transição, que se localiza entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho. É um ecossistema que está associado a margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, enfim, onde há encontro das águas doces de rios com as águas do mar. Esse encontro de águas provoca um acúmulo de partículas orgânicas, e a formação de áreas alagadas com fundo lodoso, salobro e mal arejadas. Por causa dessas condições, as espécies vegetais desse bioma se limitam apenas a três: mangue vermelho (Rhizophora mangle), mangue seriba (Avicennia schaueriana) e mangue branco (Laguncularia racemosa).

A planta chamada de mangue vermelho é fácil de ser identificada, por possuir raízes que saem de várias alturas do caule e se ramificam no solo para conseguir uma melhor sustentação. Já a planta conhecida como mangue seriba possui ramificações verticais de suas raízes, chamadas de pneumatóforos, que servem para recolher oxigênio do ar.

Figura 1: raízes escoras da planta mangue vermelho; Figura 2: pneumatóforos da planta mangue seriba

O manguezal é um bioma de extrema importância para a reprodução de um grande número de espécies marinhas, terrestres e de água doce, por isso ele é chamado por muitos de berçário da vida. No manguezal podemos encontrar moluscos, crustáceos (camarões, caranguejos), peixes, aves (gaivotas, garças, urubus, flamingos, gaviões etc.), jacarés e mamíferos. Animais como os caranguejos e as ostras vivem sempre nos manguezais, enquanto que outros animais passam apenas uma fase da vida no mangue.

Além de servir como berçário para os animais, os manguezais também servem para amortecer o impacto das marés e para conter os sedimentos trazidos pelos rios, evitando assim o assoreamento das praias.

O manguezal abriga espécies de animais que o utiliza para reprodução

O manguezal é um bioma muito produtivo economicamente, pois as populações que vivem próximas a essas regiões sustentam suas famílias com o que vem do mangue. Além disso, por se tratar de um bioma rico em matéria orgânica e nutrientes minerais, o mangue se torna uma fonte de alimento para espécies de animais e até mesmo para o homem, pois grande número de peixes, moluscos, crustáceos e aves conseguem seu alimento através dos manguezais.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia