Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Mamíferos

Mamíferos são animais que apresentam duas características marcantes: as presenças de pelos no corpo e de glândulas mamárias, as quais produzem leite.

Leoa com seu filhote em referência aos animais mamíferos. Mamíferos têm como características marcantes a presença de pelos e de glândulas mamárias.

Mamíferos são animais vertebrados, pertencentes à classe Mammalia, que se destacam pela presença de pelos e pela produção de leite. Atualmente existem mais de 5.300 espécies de mamíferos conhecidas, sendo o ser humano uma dessas.

Resumo sobre mamíferos

  • Existem mais de 5.300 espécies de mamíferos.

  • Mamíferos são animais que possuem pelos e glândulas mamárias.

  • Mamíferos possuem circulação fechada; coração com quatro cavidades; sistema urinário com rins e bexiga; sistema digestório formado por um canal alimentar e glândulas associadas; encéfalo desenvolvido; e respiram por pulmões.

  • Mamíferos são classificados em três grupos: monotremados, marsupiais e eutérios.

  • Ornitorrincos e equidna são exemplos de monotremados.

  • Gambás e cangurus são exemplos de marsupiais.

  • Ser humano, cachorro e cavalo são exemplos de eutérios.

Leia também: Alimentação dos animais

Principais características dos mamíferos

Os mamíferos apresentam duas características que os distinguem dos outros grupos de animais. Essas são:

  • Presença de pelos. Todos os mamíferos apresentam pelos em seu corpo, sendo essa uma característica importante, junto à camada de gordura abaixo da pele, para o aquecimento do organismo do animal. Entretanto, os pelos não apresentam apenas essa função, estando relacionados também com a camuflagem e a percepção de sensações.

  • Presença de glândulas mamárias, ou seja, de glândulas produtoras de leite, motivo de os mamíferos receberem essa denominação. Todas as fêmeas de todas as espécies de mamíferos possuem a capacidade de produzir leite e amamentar seus filhotes. Um fato curioso é que, apesar de possuírem glândulas mamárias, nem todos mamíferos possuem mamilos, sendo observada a ejeção de leite pela pele em algumas espécies.

Além dessas características, outras podem ser observadas nesse grupo, porém não se tratam de exclusividades da classe, tais como:

  • Circulação fechada, circulação dupla e coração com quatro cavidades

  • Respiração pulmonar, ou seja, todos os mamíferos apresentam pulmões. Essa característica é observada até mesmo em mamíferos aquáticos, como a baleia, que precisa ir até a superfície para conseguir oxigênio. Nos mamíferos aquáticos, observa-se uma capacidade relativamente grande de armazenar oxigênio.

  • Sistema urinário formado por rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.

  • Sistema nervoso com encéfalo bem desenvolvido.

  • Sistema digestório formado por um canal alimentar e várias glândulas acessórias. Um fato interessante é que os mamíferos possuem dentes adaptados para processar diferentes tipos de alimentos. Os mamíferos carnívoros, por exemplo, possuem caninos bem desenvolvidos para ajudar no corte da carne das presas. Nos outros vertebrados, a dentição, normalmente, é menos especializada.

  • Presença de sexos separados, ou seja, são observados machos e fêmeas de cada espécie.

  • Fertilização interna.

  • Endortermia. Mamíferos são animais endotérmicos, ou seja, mantêm a temperatura do corpo constante.

Apesar de serem animais aquáticos, as baleias, assim como outros mamíferos, respiram por pulmões.

Leia também: Existem seres imortais?

Classificação dos mamíferos

Os mamíferos podem ser classificados em três grupos: monotremados, marsupiais e eutérios. Veja mais características de cada um:

  • Monotremados: são animais que têm como característica marcante a capacidade de botar ovos. Apesar dessa peculiaridade, eles também alimentam seus filhotes, inicialmente, com leite, o qual é sugado diretamente da pele da mãe, uma vez que esses animais não possuem mamilos. Os monotremados são encontrados na Austrália e Nova Guiné, sendo a equidna e o ornitorrinco seus representantes.

O ornitorrinco é um monotremado.
  • Marsupiais: são animais que se destacam pela forma como ocorre o desenvolvimento de seus filhotes. Nesse grupo de mamíferos, observa-se que o embrião desenvolve-se no interior do útero, porém nasce muito cedo e completa seu desenvolvimento dentro do marsúpio, uma espécie de bolsa. Os gambás e cangurus são exemplos de marsupiais.

O canguru é um marsupial.
  • Eutérios: são mamíferos que se destacam pela presença de placentas complexas. A placenta é um órgão que surge durante a gestação e possui, entre outras, a função de garantir a troca de nutrientes entre a mãe e o filhote. Diferentemente dos marsupiais, o desenvolvimento desses mamíferos é completado totalmente no interior do útero. Seres humanos, cachorros, gatos, macacos, baleias, bois, veados, zebras, tatus e elefantes são exemplos de eutérios.

O macaco é um eutério.

Leia também: Diferenças entre os seres humanos e outros animais

Exemplos de animais mamíferos

Sabemos que existem mais de 5.300 espécies de mamíferos, e muitas dessas são conhecidas por nós. Veja alguns exemplos:

Urso-polar é um exemplo de mamífero.

50 exemplos de mamíferos

  1. Anta

  2. Ariranha

  3. Baleia-azul

  4. Bicho-preguiça

  5. Boi

  6. Búfalo

  7. Cabra

  8. Cachorro

  9. Camelo

  10. Canguru

  11. Capivara

  12. Castor

  13. Coala

  14. Diabo-da-Tasmânia

  15. Elefante

  16. Equidna

  17. Esquilo

  18. Foca

  19. Gambá

  20. Gato

  21. Girafa

  22. Gnu

  23. Golfinho

  24. Guepardo

  25. Hipopótamo

  26. Jaguatirica

  27. Javali

  28. Leão

  29. Leão-marinho

  30. Lhama

  31. Lobo-guará

  32. Lontra

  33. Macaco

  34. Morcego

  35. Musaranho

  36. Onça-pintada

  37. Ornitorrinco

  38. Ovelha

  39. Peixe-boi

  40. Porco

  41. Raposa

  42. Rato

  43. Rinoceronte

  44. Ser humano

  45. Tatu-bola

  46. Tigre

  47. Toupeira

  48. Urso-polar

  49. Veado

  50. Zebra

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Ameaça aos elefantes pela caça ao marfim

Ciências

Anfíbios

Ciências

Animais ameaçados de extinção

Ciências

Animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.