Escola Kids

Magnetismo

  • Atualmente 3/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Magnetismo Ímãs de geladeira

O magnetismo foi descoberto na Grécia antiga, numa cidade de nome Magnésia, em meados do século XIII.

Os gregos tinham o costume de observar os fenômenos da natureza, ou seja, as coisas que nela aconteciam. Nessas observações perceberam que uma pedra tinha o poder de atrair o ferro. Essa pedra recebeu o nome de magnetita, em virtude do nome da cidade em que foi descoberta.

As duas extremidades do ímã são chamadas de pólos, que servem para atrair ou repelir os objetos metálicos. Receberam esse nome em razão dos pólos terrestres, pois a Terra também possui magnetismo devido ao movimento do seu núcleo.

Se deixarmos um ímã se mover livremente na Terra, este irá se voltar para os lados Norte (N) e Sul (S). Por isso a orientação que a bússola nos dá é sempre indicando a direção Norte (N), porque sua agulha gira em torno de um eixo e é atraída pelo magnetismo terrestre, voltando-se sempre para a mesma direção.


Ímã – força de atração

Existem dois tipos de ímãs: os retirados das rochas, chamados de naturais e os ímãs artificiais, produzidos pelo homem em indústrias próprias. Os ímãs de geladeira são enfeites que recebem na parte de trás um pequeno ímã artificial. Alguns desses ímãs são tão finos que podem ser cortados com tesouras. Outro lugar que recebe ímã industrial são as portas das geladeiras. O ímã fica dentro de uma borracha e atrai o metal da geladeira, mantendo-a fechada. Por isso precisamos dispensar determinada força para abrir a geladeira, por causa da força de atração do ímã. Mas esse ímã for aquecido perde o magnetismo, ou seja, sua capacidade de atração.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Avaliação

6.0

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui

    Assuntos Relacionados


    Escola Kids

    R7 Educação