Lobo-guará

Você já ouviu falar do lobo-guará? Esse lobo é uma espécie de mamífero que vive principalmente no Cerrado brasileiro e é considerado o maior canídeo sul-americano. Além do território brasileiro, ele pode ser visto

• na Argentina,
  • na Bolívia,
  • no Paraguai,
  • no Peru
  • no Uruguai.

Seu nome científico é Chrysocyon brachyurus e apresenta parentesco com os cachorros domésticos e os lobos selvagens.

Leia também: Tamanduá – animal que possui três de suas espécies presentes no Brasil

O lobo-guará é o maior canídeo sul-americano.

Características gerais do lobo-guará

• Pernas longas;
  • orelhas grandes;
  • pelos de cor laranja-avermelhada em grande parte do corpo;
  • pode atingir até um metro de altura e chega a pesar até 30 quilos;
  • apresenta uma região no dorso e nas patas dianteiras e traseiras com pelos pretos;
  • no pescoço do animal, no interior das suas orelhas e na cauda, os pelos são brancos.

O lobo-guará é visto normalmente no fim do dia, caminhando elegantemente pelas áreas de campo. Não apresenta grandes riscos aos humanos, só atacando quando se sentem ameaçados, sendo esse comportamento muito raro.​

A cabeça do lobo-guará assemelha-se a de uma raposa.

Reprodução do lobo-guará

Geralmente vivem sozinhos e só procuram companhia na época de reprodução. Só se reproduzem uma vez por ano e a gestação pode durar aproximadamente 65 dias. Normalmente nascem de 2 a 5 filhotes, que inicialmente apresentam pelagem preta. Os filhotinhos são cuidados pela mãe e pelo pai.

Alimentação do lobo-guará

A dieta do lobo-guará é onívora, pois alimentam-se de pequenos animais e de frutos. A lobeira (Solanum lycocarpum) recebeu esse nome por servir de alimento para esse animal, sendo considerada uma importante e constante parte da sua alimentação. Uma relação interessante surgiu entre esse animal e a lobeira. Observou-se que as sementes, após passarem pelo sistema digestório do lobo-guará, germinam mais rápido quando comparadas àquelas que não passaram. A lobeira ajuda o lobo, e o lobo ajuda a lobeira!

A alimentação do lobo-guará varia durante as estações seca e chuvosa do Cerrado. Quando é época de chuva, ele alimenta-se mais de frutos. Quando a estação é seca, a baixa quantidade de plantas faz com que esse animal opte por uma dieta mais voltada para pequenos animais.