Escola Kids

Lipídios

  • Atualmente 4.6666666666667/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Lipídios Os lipídios podem ser encontrados em diversos tipos de alimentos

Os lipídios são substâncias insolúveis em água cujos principais representantes são as gorduras e os óleos. Eles podem ser encontrados nos mais variados alimentos, como leite e derivados, gema de ovo, carnes, óleos vegetais etc.

Ao contrário do que muitos pensam, os lipídios são muito importantes em nosso organismo, pois participam da formação de algumas vitaminas e hormônios, e ainda fazem parte da constituição das membranas celulares. Além disso, os lipídios também servem como reserva de energia, que é produzida quando o animal se alimenta de gordura ou através da ingestão de carboidratos, que pode ser transformado em gordura no nosso organismo. Animais como focas, baleias e ursos polares têm uma camada de gordura tão espessa debaixo da pele que funciona como isolante térmico, dando a esses animais a capacidade de sobreviverem em locais muito frios.

As aves aquáticas também se beneficiam dos lipídios e da sua insolubilidade em água. Elas apresentam uma glândula especial localizada próximo à cauda que produz um óleo com o qual elas lubrificam suas penas, impedindo que a sua pele se molhe.

Os animais polares possuem uma grossa camada de gordura que os protege contra o frio
Os animais polares possuem uma grossa camada de gordura que os protege contra o frio

Os lipídios podem ser classificados em quatro grupos, os glicerídios, os cerídios, os fosfolipídios e os esteroides.

Os glicerídios são encontrados na gordura de origem animal, no leite, queijo, ovos e nos óleos vegetais, como azeite, óleo de girassol etc. Os óleos são líquidos em temperatura ambiente, e por isso não fazem mal ao nosso organismo, enquanto que as gorduras de origem animal são sólidas em temperatura ambiente e podem causar muitos prejuízos à saúde se ingeridos em excesso.

No grupo dos cerídios estão as ceras, como a cera do nosso ouvido, da carnaúba, no corpo de alguns animais e no favo da abelha. A cera do nosso ouvido é a responsável por protegê-lo contra microrganismos que estão presentes no ar. Já nos vegetais e alguns animais, a cera impede a desidratação, ou seja, que eles percam água para o ambiente. Outros animais como as abelhas podem utilizar as ceras para construírem suas casas.

Os fosfolipídios formam o grupo de lipídios que constitui as membranas celulares.

Os esteroides são considerados uma categoria especial de lipídios, sendo o colesterol o mais conhecido. As gorduras animais são ricas em colesterol e o seu consumo em excesso pode desencadear diversas doenças do coração, como o infarto. É importante lembrar que o colesterol só faz mal ao nosso corpo se for consumido em excesso. Dizemos isso porque o nosso organismo necessita desse esteroide, pois ele é um importante componente das membranas das células animais e também dos hormônios sexuais masculino e feminino.

As gorduras animais e os óleos vegetais fazem parte do grupo dos lipídeos
As gorduras animais e os óleos vegetais fazem parte do grupo dos lipídeos


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Avaliação

9.3

Participação: 2 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação