Escola Kids

Linguagem conotativa e denotativa

  • Atualmente 4.3076923076923/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Linguagem conotativa e denotativa A denotação e a conotação referem-se ao sentido que atribuímos às palavras

Como você sabe, a linguagem representa o meio pelo qual interagimos socialmente. Através dela expressamos nossos sentimentos, revelamos nossas opiniões, enfim, trocamos infinitas experiências com as pessoas que estão à nossa volta e até com aquelas que estão muito distantes de nós.

Dessa forma, todo tipo de comunicação, seja qual for, transmite-nos uma mensagem, ou seja, possui uma finalidade específica, seja para instruir, informar, entreter, despertar emoções, como é o caso da poesia, entre muitos outros aspectos. E ao falarmos nesta ideia a ser transmitida, é ideal sabermos que ela está relacionada a dois sentidos básicos: o sentido conotativo e o denotativo.

Sendo assim, quando utilizamos as palavras de acordo com seu significado real, ou seja, aquele expresso pelo dicionário, estamos diante de uma linguagem denotativa. Ela, por sua vez, não permite que façamos múltiplas interpretações, mas sim, somente uma. Quer descobrir por quê? Ah! Porque está voltada para a objetividade, isto é, bem longe de quaisquer traços de sentimentalismo. Podemos constatar sua presença em várias circunstâncias de nosso cotidiano, como, por exemplo, aquela contida numa reportagem, numa entrevista, num texto em que expressamos opiniões sobre um determinado fato, entre muitas outras.
Para facilitar nosso entendimento, perceba esta reportagem:

Avenida Paulista se prepara para receber milhares na festa da virada

Pela primeira vez, São Paulo terá mais uma festa de réveillon. Shows de graça devem atrair 35 mil pessoas na Represa de Guarapiranga.

Neste réveillon, duas festas vão movimentar a cidade de São Paulo: uma na Avenida Paulista e outra na Represa de Guarapiranga. Ambas contam com atrações musicais para embalar o público antes e depois da virada.

O maior investimento foi na Avenida Paulista, que deve atrair mais de dois milhões de pessoas e onde foi montado um palco gigante. De vários pontos será possível acompanhar as apresentações. Uma novidade trazida da Holanda também deve chamar bastante a atenção.
[...]

O espetáculo de fogos deste ano na Paulista terá 15 minutos, segundo a organização da festa. Entre os efeitos especiais, estão previstos 100 mil tiros e sete mil bombas multicoloridas. O réveillon na Paulista gera mais de 4,5 mil empregos diretos e indiretos.

Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/12/avenida-paulista-se-prepara-para-receber-milhares-na-festa-da-virada.html


Constatamos que se trata de uma notícia publicada em um importante portal e que nos informa sobre algo que irá acontecer. Deste modo, qualquer pessoa ao lê-la fará apenas uma intepretação.

Perceba agora estas outras imagens:









Você acha que todas elas retratam que tipo de linguagem? Será que todos os leitores as interpretarão da mesma forma?

Pois bem, atribuiremos alguns sentidos para todas elas. No primeiro exemplo, a mensagem que o emissor quer nos transmitir é que para mantermos a forma desejada, necessariamente devemos ingerir alimentos com menos calorias e, sobretudo, mais saudáveis, com é o caso da maçã.

Nos outros dois temos, aparentemente, uma distribuidora de frutas e verduras a qual se utiliza de um recurso da linguagem em que características humanas são atribuídas a seres inanimados, ou seja, que não possuem vida própria. O aperto a que o limão se refere possui dois sentidos: o de ser esmagado, espremido, como também o de passar por uma dificuldade qualquer. Assim, quando dizemos que “fulano passou por um aperto”, estamos revelando que ele enfrentou algum obstáculo.

E agora, como fica a situação da beterraba? Coitadinha!!! A expressão “vir de baixo” também adquire duplo sentido: o de estar diminuído quando comparado a outras pessoas mais sucedidas na vida, e também o de nascer por baixo da terra, escondido, assim como a cenoura.  

Todas estas afirmações nos indicam que se trata de uma linguagem conotativa, constituída não somente de um único sentido, mas sim de um sentido amplo. Como podemos perceber, ela encontra-se presente nos anúncios publicitários, como os que analisamos; e na linguagem literária, como a poesia e alguns textos em prosa, uma vez que nos revela subjetividade, emoção.

Mediante esses conhecimentos é possível que agora se torne fácil identificar as diferenças, concorda?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Avaliação

8.6

Participação: 3 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui

    Assuntos Relacionados


    Escola Kids

    R7 Educação