Escola Kids

Invasões Holandesas no Brasil

  • Atualmente 3.7777777777778/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Invasões Holandesas no Brasil Os holandeses se fixaram no Brasil oferecendo vantagens aos senhores de engenho

Para entender a invasão dos holandeses no Brasil, é necessário falar de outros dois países: Portugal e Espanha. Desde o início da colonização brasileira, os holandeses tiveram grande participação na comercialização do açúcar produzido no Brasil.

Tendo um comércio bastante organizado, os holandeses realizavam o refino e a distribuição do açúcar que chegava na cidade de Lisboa, capital de Portugal. Com o tempo, essa participação se tornou bem mais importante: os holandeses chegaram a emprestar dinheiro para que plantações e engenhos fossem criados no Brasil.

A atividade gerava importantes lucros para a Holanda, o que acabava fortalecendo a parceria entre esse país e Portugal. Contudo, em 1580, essa história acabou mudando. Naquele ano os espanhóis conquistaram o trono de Portugal e, com isso, também conquistaram o direito de controlar as atividades econômicas desenvolvidas no Brasil.

Um ano antes os holandeses conquistaram sua independência política em relação à Espanha, que controlava o território. Desse modo, assim que passaram a controlar a colonização brasileira, os espanhóis determinaram que a Holanda não podia mais participar da exploração do açúcar no Brasil. Foi aí que o governo holandês decidiu invadir o Brasil e recuperar seus interesses na exploração açucareira.

A primeira tentativa de invasão holandesa aconteceu no ano de 1624 e foi realizada na cidade de Salvador. Sendo a capital do Brasil e, por tal razão, tendo um grande número de autoridades portuguesas e espanholas, a primeira investida holandesa fracassou. Logo em seguida, para se recuperarem do golpe sofrido, os holandeses roubaram uma embarcação espanhola cheia de prata americana.

Com esses novos recursos tiveram condições de realizar uma invasão mais forte e bem organizada. No ano de 1630, com o uso de 77 barcos, os holandeses chegaram até à região de Pernambuco. Liderados por Matias de Albuquerque, os portugueses ofereceram resistência à penetração holandesa no território brasileiro.

Para vencer essa resistência, os holandeses realizaram vantajosos acordos em que prometiam investir na formação de novas lavouras e na construção de engenhos. Com isso, os proprietários de terras pernambucanos passaram a apoiar a entrada dos holandeses no Brasil.

A partir daquele momento, os holandeses não só se concentraram em dominar terras pernambucanas. Ao longo do tempo, expandiram a sua dominação para outras regiões açucareiras do nordeste. Os holandeses construíram diversos engenhos e financiaram novas plantações. Além disso, algumas cidades coloniais ganharam reformas e construções que deram uma nova aparência ao espaço colonial nordestino.

A dominação dos holandeses no Brasil começou no ano de 1630 e só terminou no ano de 1654. O fim da presença dos holandeses passou a ser negociado quando, em 1640, os portugueses recuperaram o domínio do espaço colonial brasileiro.

Além disso, os próprios senhores de engenho entraram em conflito com a Holanda a partir do momento que os holandeses passaram a cobrar os empréstimos oferecidos. Paralelamente, de acordo com pesquisas recentes, Portugal pagou uma pesada indenização para que os holandeses devolvessem o nordeste definitivamente ao governo português.


Por Rainer Gonçalves Sousa
Colaborador Escola Kids
Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG
Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Avaliação

7.6

Participação: 7 Comentários

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação