Escola Kids

Intertextualidade

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Intertextualidade A intertextualidade se encontra presente nos anúncios publicitários: esse da ilustração se trata de uma marca de um produto de limpeza (Bombril), o qu

Para que você entenda perfeitamente o conceito de intertextualidade, vamos partir de exemplos bem simples, como por exemplo:

Nas nossas conversas do dia a dia, muitas vezes fazemos referência ao modo de dizer, aos gestos, às palavras ditas, manifestados por uma determinada pessoa, seja aquele personagem da televisão, aquele amigo de quem gostamos muito, alguém da família, enfim, várias são as pessoas às quais podemos nos referir. Quando escrevemos, também podemos proceder da mesma forma, fazendo alusão (referência) às palavras ditas por aquele escritor que admiramos, àquela canção de que gostamos, entre outros casos. Saiba que todas essas situações representam casos de intertextualidade. No entanto, ela pode estar presente em muitas outras circunstâncias, como é o caso dos anúncios publicitários. Vamos ver alguns exemplos?

A intextualidade presente nos anúncios publicitários
A intextualidade presente nos anúncios publicitários

Nesse exemplo temos um anúncio publicitário de um produto alimentício (Leite Moça) que faz referência à música de Rita Lee, Mania de você.

A intertextualidade fazendo alusão à pintura
A intertextualidade fazendo alusão à pintura 

Aqui temos a intertextualidade realizada entre a criação de Matt Groening, criador dos Simpsons, e a obra A persistência da memória, de Salvador Dalí.

Ao analisarmos todos esses exemplos, chegamos à conclusão de que intertextualidade se conceitua como o diálogo que se estabelece entre os textos verbais e não verbais.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Avaliação

-

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação