Escola Kids

Leitura literária

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Leitura literária Não devemos ler por obrigação, mas sim por prazer

Além das diversas sugestões de leitura que temos ao nosso inteiro dispor, ainda há aquelas que lemos na escola, mês a mês, pois elas fazem parte do planejamento elaborado assim que o ano letivo (aquele que iremos cursar) inicia. Com isso, surge uma pergunta muito importante que devemos fazer a nós mesmos (as): no momento em que a professora indica qual será a obra lida, a primeira ideia que nos ocorre é apenas ler para obter a nota necessária ou porque achamos que a leitura é realmente importante e, por isso, devemos ler com prazer, com gosto?

 



 

Caso você tenha optado pela última alternativa, está de parabéns, pois o hábito de ler nos engrandece, torna-nos mais sábios, enriquece nosso vocabulário, enfim... a leitura é essencial. Pode até ser que você se identifique mais com esta ou aquela história, mas tenha certeza de que sua professora não a escolheu por acaso, pois cada indicação que ela sugere tem uma finalidade, um objetivo a ser alcançado. Sendo assim, de modo a tornar a leitura literária ainda mais prazerosa, interessante, nesse nosso encontro iremos aprender algumas dicas muito importantes. Vamos a elas então?



* A primeira delas é compreender que a leitura literária nos convida a uma reflexão, por isso devemos ler pausadamente, prestando atenção em cada detalhe que o autor quer nos mostrar.

* Outro aspecto muito importante é que somente conseguiremos compreender o que ele quer nos dizer se nossa atenção estiver voltada somente para isso. Quando desviamos nosso pensamento, há uma quebra no raciocínio e, automaticamente, nosso entendimento não se efetivará de forma completa. Sendo assim, escolha um lugar arejado, silencioso, agradável e adequado. Nada de ruídos que possam interferir nessa importante tarefa e nada de procurar conforto demais, como por exemplo, deitar-se para ler, pois o sono poderá ser seu companheiro. Então, o melhor é permanecer sentado (a).

* Caso você esteja lendo uma narrativa, ou seja, uma história ocorrida, preste bastante atenção nos personagens, eles são os atores principais. Por esse motivo, observe atentamente a forma pela qual eles agem, se são bons, ruins, se alguns se destacam mais que os outros, enfim, cheque tudo. Sem se esquecer de que no final o autor prepara uma grande surpresa para você, podendo tudo acontecer. Com certeza você ficará ansioso (a) para ver como tudo termina!!!

* É bem possível que alguns trechos poderão lhe chamar mais a atenção do que outros, por isso, anote-os. Eles farão você relembrar de fatos muito importantes.

* No momento em que estiver reunido com seus familiares, conte a eles como você está gostando da história, relate até aquilo que você achar mais interessante. Agindo assim, estará despertando neles o gosto pela leitura. Ora, vendo você tão entusiasmado (a), com certeza irão experimentar também, não acha?

* Caso sua professora proponha atividades distintas com a leitura realizada, tais como um seminário, um debate, uma mostra literária ou até mesmo uma peça teatral, prepare-se muito bem para esse grande dia, demonstrando todo seu poder de criação, sua habilidade. Procure dar o melhor de você, que certamente surpreenderá a todos.

Você perceberá que todas essas sugestões são muito úteis, e outro detalhe: não fique preso (a) somente ao que a professora sugerir, busque sempre mais e mais novidades, e convide seus colegas a fazer o mesmo. Tão logo você perceberá os muitos benefícios alcançados com esse procedimento.

Assim, desejo-lhe uma excelente leitura!!!


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Avaliação

-

Participação: 1 Comentário

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui

    Assuntos Relacionados


    Escola Kids

    R7 Educação