Escola Kids

Importância econômica e ecológica dos insetos

  • Atualmente 4.75/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Importância econômica e ecológica dos insetos Os insetos são animais invertebrados que trazem benefícios e malefícios ao homem

Os insetos são animais invertebrados responsáveis tanto por prejuízos quanto por benefícios à espécie humana. Primeiro iremos citar quais os benefícios que esses animais proporcionam à natureza e aos seres humanos.

→ Produção de seda: o bicho-da-seda é uma larva de mariposa que apresenta glândulas salivares modificadas e que produzem o casulo de seda no qual põem seus ovos. Essa seda é utilizada na fabricação de tecidos.

→ Produção de mel: as abelhas são os insetos responsáveis pela produção desse alimento tão gostoso e nutritivo. Além de mel, esses insetos também produzem a própolis, considerada um poderoso antibiótico.

As abelhas são as responsáveis pela produção de mel
As abelhas são as responsáveis pela produção de mel

→ Decomposição de matéria orgânica: algumas larvas de insetos se alimentam de matéria orgânica em decomposição, ou seja, de cadáveres de animais e de plantas. Isso contribui muito para o meio ambiente, pois faz a reciclagem de nutrientes necessários ao metabolismo de todo ser vivo, seja ele animal ou vegetal.

→ Polinização das plantas: a maioria das plantas existentes na superfície terrestre depende dos insetos, como abelhas, vespas, besouros, entre tantos outros, para serem polinizadas.

→ Elementos fundamentais da cadeia alimentar: muitos pássaros, mamíferos, peixes, anfíbios e répteis se alimentam dos insetos. Diante disso, podemos concluir que se não fossem pelos insetos muitos animais estariam extintos por falta de alimento.

Pássaro degustando um inseto
Pássaro degustando um inseto

Depois de vermos alguns benefícios proporcionados pelos insetos, é a vez de vermos os malefícios causados por esses animais invertebrados.

• Pragas na agricultura: muitos agricultores já perderam suas plantações por causa da infestação de insetos. Eles são atraídos pelo alimento fácil, e como o têm em abundância conseguem se reproduzir com maior rapidez, tornando-se verdadeiras pragas nas plantações. Por esse motivo muitos agricultores utilizam inseticidas para se livrarem dos insetos. Isso é muito ruim, pois esses produtos causam a poluição do ambiente, do solo e da água, colocando em risco a vida de outros animais e até mesmo do próprio ser humano. Em razão disso alguns agricultores estão optando pelo controle biológico, isto é, utilizam animais que predem essas pragas, como é o caso da joaninha, que acaba com os pulgões que parasitam as plantas.

Agricultor combatendo com inseticida os animais inconvenientes
Agricultor combatendo com inseticida os animais inconvenientes

• Pragas na pecuária: a mosca-do-berne é um inseto que põe seus ovos na camada superficial da pele de mamíferos e aves, causando feridas que os deixam fracos, podendo até ocasionar a morte.

• Transmissores de doenças: muitas doenças, como a dengue, a malária, a febre amarela, a elefantíase são transmitidas por mosquitos. Além dos mosquitos também podemos citar os piolhos, as pulgas e os barbeiros que também transmitem doenças aos seres humanos e aos animais domésticos. As moscas transmitem vírus e bactérias causadores de disenterias.

• Perda de alimentos: as moscas-de-frutas põem seus ovos em vários tipos de frutos, para que suas larvas se alimentem da polpa daquele fruto. Com isso elas acabam inutilizando-os e impedindo o seu consumo por outros animais e pelos seres humanos.

As fêmeas dos mosquitos são responsáveis pela transmissão de várias doenças
As fêmeas dos mosquitos são responsáveis pela transmissão de várias doenças


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Avaliação

9.5

Participação: Nenhum comentário

Avaliação:

Se você quer comentar também Clique aqui


    Escola Kids

    R7 Educação