Idade Média

A Idade Média é um dos períodos da história humana, segundo a periodização tradicional. Ocorreu de 476 a 1453, sendo marcada pelo domínio da Igreja e pelo feudalismo.

Representação de cavaleiros em batalha durante a Idade Média. A figura do cavaleiro é emblemática da Idade Média.

A Idade Média é um dos períodos da história humana e aconteceu de 476 a 1453. Os marcos que delimitam o início e o término desse período foram a desagregação do Império Romano, com a derrubada de seu último imperador, em 476, e a queda de Constantinopla para os otomanos, em 1453.

Esse período é dividido em Alta e Baixa Idade Média, cada qual possuindo suas características. No geral, a Idade Média é marcada pelo poderio da Igreja Católica, bem como pela concentração da riqueza com base na posse da terra. O feudalismo é um dos conceitos mais básicos desse período.

Leia também: Idade Antiga — tudo sobre o período que antecedeu o período medieval

Resumo sobre a Idade Média

• A Idade Média é um dos períodos da história humana, de acordo com a periodização tradicional.

• Esse período estendeu-se de 476 a 1453.

• O marco de início foi a desagregação do Império Romano.

• O marco de encerramento foi a queda de Constantinopla para os otomanos.

• O feudalismo e o poderio da Igreja são características básicas desse período.

Videoaula sobre a Idade Média

O que foi a Idade Média?

A Idade Média é um dos períodos estabelecidos pelos historiadores. Esse período se estendeu de 476 a 1453, sendo marcado por profundas transformações e por ter se estabelecido por meio da fusão da cultura romana com a cultura dos povos germânicos.

Os dois marcos que delimitam o início e o fim da Idade Média na historiografia são:

Esse período ficou marcado pelo poderio da Igreja Católica, instituição que se estabeleceu, tornando-se rica e influente em todo o continente europeu. Além disso, a riqueza estava concentrada na terra, sendo produzida, sobretudo, por meio da agricultura. A sociedade era estratificada, com classes sociais que possuíam papéis muito bem definidos.

Por que a Idade Média recebeu esse nome?

Os historiadores apontam que esse nome foi dado pelos renascentistas, que procuraram diferenciar a época que eles viviam do período medieval. O primeiro registro que atesta isso remonta a um erudito italiano do século XIV chamado Francesco Petrarca.

O que estava por trás disso era uma necessidade dos intelectuais renascentistas de diferenciar a cultura de seu século da cultura dos séculos anteriores no continente europeu. Isso porque, a partir do século XV, começou a ganhar força na Europa a valorização da cultura, ciência e artes clássicas (isto é, oriundas de Grécia e Roma).

O enfraquecimento romano, a partir do século V, teria iniciado um declínio da cultura clássica, mas no século XV em diante se estabeleceu uma forte valorização dessa cultura. Assim, os intelectuais do período concluíram que o período que se estendeu entre os séculos V e XV era um tempo médio, e eles, que se consideravam modernos, estavam em uma “Idade Moderna”.

Foi com essa ideia de “tempo médio” que o termo Idade Média foi usado pela primeira vez em 1469, por Giovanni Andrea.